Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

 

 

A APDR

A APDR

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR) foi fundada em 1984, visando contribuir para a inovação, aprofundamento e divulgação de conhecimentos no âmbito do desenvolvimento regional, promover a troca de informação e experiências entre os seus associados e profissionais de instituições diversas, promover o encontro entre as diferentes disciplinas envolvidas e fomentar a colaboração entre a Universidade e a Administração Pública, tendo em vista uma mais estreita ligação entre o conhecimento científico e a prática do desenvolvimento regional. 

A APDR é a secção portuguesa da European Regional Science Association (ERSA) e tem actualmente cerca de 160 membros, que desenvolvem as suas carreiras em instituições académicas ou noutras instituições públicas e privadas ligadas ao desenvolvimento regional.

A APDR organiza, desde 1998, um congresso anual onde, habitualmente, entre duas a três centenas de investigadores portugueses e estrangeiros se reúnem para discutir em torno de mais de uma centena de comunicações científicas na área da Regional Science.

No mesmo ano, iniciou a "Colecção APDR", que inclui hoje 19 obras publicadas; de entre estas destaca-se o Compêndio de Economia Regional, obra colectiva destinada a apoiar o ensino nas universidades de língua portuguesa. A APDR publica também um boletim semestral e, desde 2003, a Revista Portuguesa de Estudos Regionais.

A APDR foi responsável pela organização do 44º Encontro da European Regional Science Association, que se realizou na Faculdade de Economia do Porto entre os dias 25 e 29 de Agosto de 2004, tendo reunido mais de meio milhar de investigadores de toda a Europa.