Programa/Program

 

SÁBADO 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 12
14:00 – 15:40
Sala B102

 

SOBRE O DESENVOLVIMENTO INSULAR
Monjardino, Álvaro (amonjardino@azoria.pt)
Instituto Histórico da Ilha Terceira

Cabo Verde é um dos mais jovens países do mundo e chegou à independência política na grande onda da descolonização na esteira da 2ª guerra mundial. A sua reduzida dimensão física e humana encontra paralelos em vários lugares do mundo, mormente no caso específico nos novos estados insulares. O presente contributo pretende, a partir da análise do que aconteceu em outro arquipélago – que atingiu (apenas) o estatuto de Região Autónoma – tirar algumas ideias sobre o desenvolvimento insular, segundo o esquema seguinte; Açores e Cabo Verde; O que ocorreu nos Açores; O que há e o que falta; Reflexão sobre o conceito de independência.


UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DO PROJECTO DA EUROCIDADE CHAVES–VERÍN, DESDE A PERSPECTIVA SOCIO-ECONÓMICA E AMBIENTAL
Blas, Xulio (xulio@uvigo.es)
Dorrego, Pedro (figueroa@uvigo.es)
Universidade de Vigo

Chaves e Verín son dúas cidades-fronteira con vínculos tradicionais de intercambio e cooperación entre as súas xentes e a idea de crear estruturas institucionais para afortalar as relacións entre ambas ten xa uma longa historia. Foi a oportunidade aberta pola nova programación comunitaria 2007-2013 e o seu obxectivo de cooperación territorial, quen permitíu a posta en marcha do actual proceso de construción duma Eurocidade.
Este traballo analiza a proposta da estratexia para creación e consolidación da Eurocidade Chaves-Verín, tentando de achegar uma base de discusión sobre os factores económicos e os axentes sociais que integran o proceso: que a criação de un núcleo ben sólido de valores e apostas comuns; que o cuadro de axentes sociais a envolver debe ser suficientemente alargado para multiplicar os efectos de cada acción concreta e de cada liña temática sendo essencial la dinamización das autarquias.


O papel das dinâmicas e estratégias residenciais no desenvolvimento territorial da Área Metropolitana de Lisboa
Ferreira, Maria (julia.ferreira@fcsh.unl.pt)
Universidade Nova de Lisboa

A habitação é um elemento importante na organização e no desenvolvimento dos territórios urbanos. As estratégias residenciais quer das famílias (a procura), quer dos promotores privados e públicos (a oferta) conhecem grandes mudanças que urge identificar para percebermos as tendências prováveis do mercado habitacional. A elaboração do Plano Estratégico de Habitação, na continuação das orientações do PNPOT, deu maior centralidade à questão da habitação e aos seus actores e começou a estimular o lançamento dos Planos Locais de Habitação; a estes corresponde uma escala que dá mais visibilidade aos efeitos das estratégias residenciais. A nossa finalidade é a compreensão dos fenómenos, das suas relações e dos seus efeitos e, por isso, vamos reflectir sobre as mudanças nas estratégias habitacionais, do lado da procura e da oferta, destacando alguns documentos recentes da administração pública.


As relações entre o crescimento urbano e os sistemas de gestão e de planificação da cidade da Praia em Cabo Verde
Nascimento, Judite (juditenasc20@hotmail.com)
Universidade de Cabo Verde

A presente comunicação tem como objectivo analisar as relações existentes entre as formas de crescimento urbano identificadas na cidade da Praia e a estrutura do Sistema de Gestão e de Planificação urbana. Especifcamente tentamos compreender até que ponto os problemas estruturais da cidade estão enraizados no sistema de Gestão e de Planificação.  A partir da análise do crescimento da cidade e do sistema urbano tentamos apresentar uma proposta de abordagem de Ordenamento Territorial e de Planeamento Urbanístico que consideramos que será a mais adequada às características da Praia. Para aproximar mais os citadinos do sistema de gestão e de planificação urbana, apresentamos uma proposta de nova organização da cidade em 10 Sectores Urbanos e a criação do Departamento de Gestão dos Sectores Urbanos, na estrutura orgânica da Câmara Municipal.


Monitoring urban design through generative design support tools: a generative grammar for Praia
Beirão, José - TU Delft and TU Lisbon
Duarte, José -TU Lisbon
Gil, Jorge - TU Delft
Montenegro, Nuno - TU Lisbon

Urban planning and design has a considerable impact on the economic performance of cities and regions. It is a complex process that extends for a long period and involves many participants. The lack of integrated tools to support this process hampers the ability to maximize the response of plans to contextual conditions while using the least resources. This paper describes research that aims to develop such a tool, integrating formulation, generation, and evaluation capabilities. It is focused on the generation module which relies on the encoding of Urban Induction Patterns (UIP) using shape grammars. A grammar for the extension plan of the city of Praia is presented as one of the case studies used to support UIP definition and illustrate its application. The paper also discusses how the proposed tool can be used for developing and monitoring urban plans.

ABERABER APDR ABER RSAI