Programa/Program

 

6.ª Feira 10.07.2009

SESSÃO PARALELA 13
11:30 – 12:50
Sala B103

 

O contributo do Enoturismo para o desenvolvimento regional: o caso das Rotas dos Vinhos
Novais, Cristina (cbarroco@estv.ipv.pt)
Antunes, Joaquim (jantunes@estv.ipv.pt)
Instituto Politécnico de Viseu

O presente artigo tem como objectivo analisar o contributo do Enoturismo para o desenvolvimento das regiões do interior do país, através de um dos seus principais instrumentos – as Rotas dos Vinhos.
Procura-se perceber como estão organizadas as 11 rotas de vinho existentes em Portugal e que tipo de serviços disponibilizam aos visitantes. Nesse sentido, procede-se à recolha e análise de informação resultantes de diversas pesquisas, consulta bibliográfica na área de conhecimento do presente estudo e entrevistas junto de alguns aderentes das rotas.
Pretende-se contribuir para um conhecimento mais aprofundado do sector e analisar a complementaridade com outros produtos turísticos das regiões.
Por último, apresentam-se algumas reflexões e considerações finais e sugerem-se indicações estratégicas para a gestão das rotas e consequente desenvolvimento do Enoturismo.


O turismo de saúde e bem-estar como factor de desenvolvimento: estudo da região Dão Lafões (NUTS III)
Antunes, Joaquim (jantunes@estv.ipv.pt)
Instituto Politécnico de Viseu

O turismo de saúde e bem-estar é ainda uma actividade turística de diminuta relevância no contexto do turismo nacional, mas preponderante ao nível do desenvolvimento de algumas regiões. A região Dão-Lafões, onde se localizam 6 estâncias termais, assume-se como um exemplo autêntico da importância relativa deste produto turístico para o seu desenvolvimento.
Pretende-se com este trabalho compreender a importância do turismo de saúde e bem-estar no desenvolvimento da região Dão-Lafões e de que forma a região consegue captar turistas de outras regiões.
A metodologia de investigação assentou num estudo empírico realizado aos aquistas daquelas estâncias. Esta informação constituirá um ponto de partida para implementar as estratégias de revitalização das estâncias termais. Por último, são apresentadas algumas reflexões e considerações finais decorrentes da investigação.


PATRIMÓNIO CULTURAL E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA CIDADE DE GUIMARÃES
Ribeiro, J. (jcadima@eeg.uminho.pt)
Remoaldo, Paula (premoaldo@geografia.uminho.pt)
Universidade do Minho

O turismo é actualmente uma das actividades que mais contribui para a sobrevivência de numerosos territórios. A actividade tira partido económico dos recursos existentes. O turismo constitui, também, uma forma de preservar o património cultural, ainda que nem sempre deste se faça conveniente aproveitamento. A cidade de Guimarães tem-se assumido como um território com elevada carga simbólica, constituindo um bom exemplo de conservação do património urbano português, estando indissociavelmente ligada à ideia de “berço da nacionalidade”. Tem tentado justificar a designação de Património da Humanidade em 2001, incrementando a oferta de infra-estruturas e implementando um programa de animação turística crescentemente diversificado. A presente comunicação propõe-se fazer uma breve análise da estratégia de desenvolvimento turístico seguida nesta cidade, seus roteiros e imagem turística, perfil dos visitantes e dinâmica cultural.


Turismo e Desenvolvimento Regional: a experiência madeirense
Almeida, António (amma@uma.pt)
Universidade da Madeira

As regiões insulares dependem fortemente do turismo e as tentações para uma (sobre) exploração têm existido com prejuízo na qualidade final da oferta e na sustentabilidade do modelo. A Madeira dispõe ainda de ´margem de manobra´ em termos de gestão dos limites ecológicos e de ordenamento do território. Esta comunicação revê a evolução recente da oferta e procura turística na RAM, nas suas vertentes da procura, oferta, ordenamento do território e desenvolvimento local, numa perspectiva integrada e análise da dinâmica espacial do fenómeno. O exemplo da RAM, permite contributos úteis para a análise de processos de desenvolvimento turístico num contexto insular, dada a história de 2 séculos de presença no sector, e a capacidade dos actores locais de sobreviverem aos altos e baixos do sector.


TAXONOMIA DAS PME DO RAMO DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO: COMBINAÇÃO DAS ABORDAGENS DE CICLO DE VIDA E RECURSOS E CAPACIDADES
Cruz, Maria (piresdacruz@gmail.com); Ferreira, João (jjmf@ubi.pt); Azevedo, Susana (sazevedo@ubi.pt)
Universidade da Beira Interior

A abordagem da teoria de ciclo de vida tem sido utilizada como um instrumento de análise do crescimento das organizações. Vários investigadores argumentam que as organizações movem-se através de várias etapas de desenvolvimento onde são encontrados diferentes problemas, resultado dos diferentes estilos de gestão, prioridades e configurações estruturais. O objectivo desta investigação centra-se no desenvolvimento de uma taxonomia das PME do ramo de hotelaria e restauração de São Vicente (Cabo Verde), tendo por base os conhecimentos sustentados pelas teorias de ciclo de vida e recursos e capacidades. Com base no estudo quantitativo empírico, com suporte a inquérito por questionário, constatou-se que as empresas em estudo podem ser agrupadas em três etapas estatisticamente diferentes com características distintas.

ABERABER APDR ABER RSAI