Programa/Program

 

6.ª Feira 10.07.2009

SESSÃO PARALELA 14
11:30 – 12:50
Sala B103

 

Indicadores de Sustentabilidade do Turismo nos Açores: o papel das opiniões e da atitude dos residentes face ao Turismo na Região
Monjardino, Isabel (isabel.cristina@ine.pt)
Serviço Regional de Estatística dos Açores

Com esta comunicação, pretende-se dar a conhecer o trabalho realizado no âmbito de dois projectos recentes ligados à problemática da Sustentabilidade do Turismo, na Região Autónoma dos Açores: o SIET-MAC–Sistema de Indicadores de Sustentabilidade do Turismo da Macaronésia e o Inquérito aos Residentes sobre o Turismo nos Açores–2005. Partindo de uma abordagem sintética à problemática dos Indicadores de Sustentabilidade e à metodologia do SIET, centrar-nos-emos nos indicadores relacionados com a opinião dos residentes, para analisar melhor esta dimensão da sustentabilidade do turismo: a das percepções dos residentes nos destinos turísticos. Subjacente a este trabalho está o conceito mais amplo de Sustentabilidade do Turismo que, para além do desenvolvimento económico e da preservação ambiental, tem em conta a dimensão social e cultural desta questão.


TRAÇOS DA CONFIGURAÇÃO CONJUNTA DO TURISMO NAS CIDADES DA EURO-REGIÃO GALICIA-NORTE DE PORTUGAL: EIXOS VERTEBRADORES DO TERRITORIO
Blas, Xulio (xulio@uvigo.es); Fabeiro, Carmen (padin@uvigo.es); García, Sara (sara_aboy@uvigo.es) – Univ. de Vigo

Este traballo resume os principais resultados dun estudo encomendando polo Eixo Atlántico (asociación de 34 municipios de Galicia e o Norte de Portugal), realizado entre os anos 2007 e 2008.

O estudo establece un modelo de interpretación sobre tres parámetros de análise fundamentais: a oferta turística actual, os recursos que permiten un uso común e a caracterización da demanda. Os obxectivos da investigación estiveron centrados na elaboración dun diagnóstico sobre a oferta turística das cidades da euro-rexión e na construción dun modelo de interrelacións na dinámica “recursos, características e motivacións da demanda”, a fin de propoñer no futuro actuacións conxuntas e incrementar o papel dun turismo sustentable.


PLANEAMENTO, REDES TERRITORIAIS E NOVOS PRODUTOS TURÍSTICOS ECO-CULTURAIS
Carvalho, Paulo (paulo.carvalho@fl.uc.pt)
Universidade de Coimbra

O planeamento do turismo é uma ferramenta estruturante da política de desenvolvimento sustentável e por isso ocupa um lugar decisivo no processo de concepção e implementação de estratégias de desenvolvimento.
No contexto das novas escolhas geográficas do turismo e do lazer, o património natural e cultural é cada vez mais utilizado no âmbito de estratégias de requalificação territorial, revitalização do tecido económico e social, e criação de novos produtos turísticos. A escala e a organização (em rede) da oferta turística, a promoção integrada e a gestão participada são algumas das suas dimensões mais inovadoras.

As Aldeias do Xisto (Centro de Portugal), exemplo utilizado para aprofundar este quadro conceptual, configuram um projecto inovador que permitiu criar uma rede integrada de entidades públicas e privadas, tendo em vista a afirmação de uma marca diferenciadora no contexto turístico nacional.


A importância das atracções turísticas no fomento do Turismo
Fernandes, António (afer@ua.pt)
Pais, Cassiano †
Pereira, Eisabeth (melisa@ua.pt)
Universidade de Aveiro

As atracções turísticas, tanto as naturais como as construídas pelo homem, são as componentes principais do produto turístico de uma região. Sem atracções não haveria qualquer necessidade para outros serviços de turismo, tanto mais que sem atracções, o turismo como hoje o observamos não existiria. Apesar do enorme papel que as atracções desempenham dentro da indústria de turismo, é geralmente aceite que estão deficientemente estudadas.
O objectivo deste trabalho é assim fornecer uma revisão detalhada da literatura considerada relevante sobre atracções. A revisão da literatura de atracções concentra-se na definição, compreensão e classificação de atracções turísticas, com comentários adicionais sobre as forças que moldam o futuro do sector.


Gestão e promoção do Minho-Lima enquanto destino turístico: a visão dos operadores turísticos
Vareiro, Laurentina (lvareiro@ipca.pt)
IPCA-ESG
Ribeiro, José (jcadima@eeg.uminho.pt)
Universidade do Minho

Considerando que o sucesso do desenvolvimento turístico depende da capacidade para se estabelecerem e manterem redes de colaboração, não só entre as empresas mas também entre o sector público e o privado, procurou-se neste trabalho fazer uma aproximação aos agentes, aplicando inquéritos aos restaurantes assim como entrevistas com os agentes institucionais, para aferir da existência das mesmas.
Acredita-se que a metodologia atrás referida poderá ser um valioso instrumento para identificar as forças e fraquezas do território seleccionado, na perspectiva da tomada de decisões relativas ao seu desenvolvimento turístico futuro. A perspectiva de que se parte é de que o comprometimento dos agentes do sector constitui um pré-requisito para o sucesso da estratégia que venha a ser definida, constatada a ausência no presente de algo que se assemelhe.

 

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