Programa/Program

 

6.ª FEIRA 10.07.2009

SESSÃO PARALELA 15
16:00 – 17:40
SALA B 103

 

O ENOTURISMO COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES MAIS DESFAVORECIDAS
Costa, Adriano (a.costa@ipg.pt)
Instituto Politécnico da Guarda
Kastenholz, Elisabeth (elisabeth@ua.pt)
Universidade de Aveiro

Esta investigação centra-se no Enoturismo, que é um novo produto turístico que está a surgir e que Getz (2000) definiu como englobando três componentes interligadas: turismo baseado na atracção de uma região vinícola e dos seus produtos; forma de marketing e desenvolvimento de um destino ou região; e oportunidade de marketing e vendas directas por parte dos produtores de vinho. Assim, o Enoturismo, isto é, o turismo em espaço rural ligado ao tema o vinho e a vinha, constitui um produto ainda largamente inexplorado em numerosas regiões vitícolas. No entanto, o turismo bem como a vitivinicultura representam para as regiões da União Europeia e Portugal em particular, um sector estratégico em termos de emprego e influência sobre as outras actividades económicas.


PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DE DESTINOS TURÍSTICOS
Ferreira, Luís (luisferreira@iscet.pt)
Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo


As mudanças no mercado turístico e a necessidade de novas estratégias que respondam aos desafios actuais e futuros reclamam políticas capazes de responderem aos problemas de reestruturação económica, social e ambiental em países que, desejam desenvolver o turismo com o objectivo de atrair investimento, promover o crescimento económico e gerar emprego.
Neste sentido, justifica-se a necessidade do conhecimento da gestão do turismo nos destinos bem como o desenvolvimento sustentado do turismo com uma forte componente de planeamento estratégico.
Apresenta-se a pesquisa associada aos modelos de planeamento estratégico de destinos turísticos realizadas no projecto de investigação: Políticas Públicas e Modelos de Planeamento de Destinos Turísticos.


DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA NA ILHA DE SANTIAGO. APROXIMAÇÃO ÀS PERSPECTIVAS DE DESPORTOS E ACTIVIDADES NÁUTICAS
Szymaniak, Wlodzimierz (wjs@unipiaget.cv)
Universidade Jean Piaget de Cabo Verde

A ilha de Santiago oferece condições geográficas ideais para a prática de diversas actividades aquáticas e náuticas. Entretanto, na ilha de Santiago a prática de desportos náuticos é quase inexistente. A comunicação comenta as possibilidades de desenvolvimento de turismo especializado relacionado com o mar como uma variante de eco- turismo ou de turismo rural. Parte-se da hipótese que a realização de certas actividades náuticas pode constituir uma fonte de rendimento nas aldeias piscatórias que neste momento representam fracos índices de desenvolvimento. O autor sublinha a esquecida vocação marítima do arquipélago que se poderá transformar em marca de qualidade exclusiva no meio do turismo internacional.


SUSTAINABLE TOURISM CLUSTERS: THE CASE OF ALENTEJO NATURAL PARKS
Salvador, R. (regina.salvador@fcsh.unl.pt)
Lúcio, J. (jmrl@fcsh.unl.pt)
Ferreira, J. (jr@fcsh.unl.pt)
Camilo, V.
Monteiro, I.
Universidade Nova de Lisboa

Resorts can be conceived both as clusters or industrial districts. Till now, tourist clusters analysis has focused on socio-economic criteria.
Environmental issues were disregarded. Only recently did the joint effect of competition and demand expectations strengthened destinations sustainability. Approaches swing from the “greening” of products and practices to initiatives focused on an integrated approach. The paper discusses how to favor the creation of clusters grounded on sustainable tourism.
The 5 Alentejo Natural Reserves are analyzed under the light of how microstructures can allow a territorial sustainable tourist development. The issues of “resources and competences” and “governance” are also explored.

ABERABER APDR ABER RSAI