Programa/Program

 

SÁBADO 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 17
11:00 – 12:40
SALA B 103

 

CONCEPÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO A MÉDIO PRAZO PARA PERNAMBUCO: O CONTRIBUTO DA ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA MACBETH
Bana e Costa, Carlos; Lourenço, João
Universidade Técnica de Lisboa
Bana e Costa, João
BANA Consulting, Lda.

A abordagem sociotécnica MACBETH, de planeamento estratégico, foi usada na elaboração do Plano Plurianual da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, para, num processo de conferências de decisão de 5 dias, participado por 30 técnicos e políticos: identificar objectivos estratégicos e programas coerentes de intervenção; avaliar o contributo de cada programa para cada objectivo e a sua exequibilidade; ponderar os objectivos; determinar, por soma ponderada, um valor de benefício global para cada programa. No fim, cruzando benefício com exequibilidade, construiu-se uma grelha estratégica de classificação dos programas: pérolas - benéficos e fáceis de implementar, ostras - benéficos mas mais difíceis de implementar, pães-com-manteiga - fáceis de implementar mas pouco benéficos e elefantes brancos - pouco benéficos e pouco exequíveis.


CONTRIBUTOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
Coelho, José (jdcoelho@fe.unl.pt)
Universidade Nova de Lisboa

Neste trabalho procura-se analisar os contributos da sociedade da informação para o desenvolvimento regional e local, identificando oportunidades e estrangulamentos ao pleno desenvolvimento dessas potencialidades já comprovadas em diversos contextos.
O retrato português da presença na Internet das Câmaras Municipais servirá de pano de fundo, bem como diversos estudos levados a cabo pela APDSI – Associação Portuguesa para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação sobre a administração pública electrónica local.
Pretende-se oferecer uma abordagem enquadrável nas estratégias de desenvolvimento regional e local.


CANA-DE-AÇÚCAR E ÁLCOOL NA DINÂMICA SOCIOECONÔMICA DO NORTE DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL
Libardi, Diócles (diocles@pr.gov.br)
Maranho, Eron (eronjm@globo.com)
Ciminelli, Rossana (rossana.ciminelli@globo.com)
Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

A busca de alternativas energética em geral e de combustíveis se coloca no centro das estratégias de desenvolvimento de todos os países. Neste contexto o álcool combustível assumirá grande importância e o Brasil manterá posição de destaque no fornecimento global.
O Paraná é o segundo maior produtor brasileiro de cana-de-açúcar e já possui um significativo parque industrial para o seu processamento com vistas a produção de álcool e açúcar.
Numa perspectiva de desenvolvimento regional é importante entender as conseqüências possíveis, positivas ou não, que o crescimento desproporcional de uma atividade em relação às demais pode causar na estrutura econômica e social da região.


EDUCAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE – COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE CIDADES E REGIÕES.
Nicácio, José (jnicacio@unioeste.br)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Em todos os estudos, ensaios ou estratégias para o desenvolvimento de cidades e regiões, verifica-se que uma das estratégias para acelerar o desenvolvimento econômico e social de forma sustentada e uniforme depende da existência de estoque de competência, inovação e produtividade. Para isto a formação educacional tem um lugar prioritário nesta nova realidade mundial, pois em países com altos índices de escolaridade, têm demonstrado liderança absoluta na inovação de processos e facilidade na assimilação e manuseio de novas tecnologias, os deficitários na área educacional estão perdendo competitividade ou aumentando sua dependência. A promoção do desenvolvimento deve ser lastreada, na existência real da capacidade técnica-científica, não apenas na educação formal, ou seja, deve-se abandonar o modelo de educação existente, baseado na lei do menor esforço, e desenvolver um modelo fundamentado na competitividade.


O PROGRAMA POLIS COMO IMPULSIONADOR DA REGENERAÇÃO URBANA
Pestana, Cândida
Pinto-Leite, José (programa.polis@polis.maotdr.gov.pt)
Ministério do Amb., do Ord. do Território e do Desenv. Regional.
Marques, Nuno
Parque Expo´98 S.A.

Nas últimas décadas do século XX , assistiu-se em Portugal à expansão desqualificada das cidades, arrastando um vasto conjunto de problemáticas próprias desse processo. Reconhecida a importância em combatê-los, foi criado em 2000 o Programa Polis.

Apresentam-se os traços gerais da operacionalização do Programa, os principais indicadores físicos e as práticas transversais em algumas das experiências e resultados efectivos. Numa última parte, apresentam-se os novos desafios e as abordagens que, já em pleno século XXI, se têm vindo a colocar no processo de “pensar” as cidades, com base na experiência da Parque EXPO, que protagonizou a revitalização da zona oriental da cidade de Lisboa e geriu várias intervenções do Programa Polis.

ABERABER APDR ABER RSAI