Programa/Program

SÁBADO 11.07.2009 

SESSÃO PARALELA 24 
14:00 – 15:40
SALA B201

 

CULTURA E DESENVOLVIMENTO NA ESTRADA REAL
Caldeira, Altino (caldeira@pucminas.br)
Abreu, João (jofabreu@pucminas.br)
Universidade Católica de Minas Gerais


A Estrada Real é um importante marco do período colonial brasileiro, pois ao longo do seu percurso podemos usufruir de uma rica paisagem cultural que reúne um significativo patrimônio histórico material e imaterial, constituído de elementos naturais e artefatos agenciados pela mão humana, representados por construções isoladas na área rural, por inúmeros vilarejos e distritos que fazem parte das cidades que foram, um dia, as vilas mineradoras e que deram identidade às Minas Gerais. A comunicação pretende analisar o projecto de itinerário cultural criado em torno a Estrada Real.


INVESTIMENTO DIRECTO ESTRANGEIRO E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM ÁFRICA
Caetano, José (jcaetano@uevora.pt)
Galego, Aurora (agalego@uevora.pt)
Universidade de Évora


A literatura empírica sobre a avaliação dos impactos dos fluxos de investimento directo estrangeiro (IDE) no crescimento económico dos países de destino sugere que estes sejam significativos. No entanto, crescimento económico nem sempre é sinónimo de uma melhoria do bem-estar e das condições de vida da população o que motiva o estudo sobre o impacto do IDE no desenvolvimento humano. Este aspecto tem sido pouco abordado na literatura, embora seja uma questão cada vez mais relevante. O objectivo deste estudo é investigar os efeitos do IDE no índice de desenvolvimento humano (IDH) nos países de baixo e médio rendimento e em particular nos países africanos. Para tal, utilizamos um modelo de dados de painel aplicado a um conjunto alargado de países no período de 2000-2006 para testar o impacto do IDE no IDH, usando ainda outras variáveis explicativas de controlo. Os resultados revelam a existência de um efeito positivo e significativo do IDE no desenvolvimento humano.


OS EFEITOS DAS INFRA- ESTRUTURAS RODOVIÁRIAS NO ORDENAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO: O CASO DA ILHA DE SANTIAGO, CABO VERDE
Fernandes, Francisco
Sousa, João
Fernandes, André
Instituto de Dinâmica do Espaço


A comunicação analisa, primeiro num plano teórico e depois empiricamente, os efeitos das infra-estruturas de transporte no ordenamento e desenvolvimento do território, tendo por base o caso da ilha de Santiago, Cabo Verde. No plano teórico é discutido o papel do sector dos transportes no contexto dos pequenos estados insulares, analisando assim a relevância da sua apropriação como instrumento das políticas de desenvolvimento regional. No plano empírico, partindo da caracterização actual do sistema de transportes em Cabo Verde, em geral, e na ilha de Santiago em particular, assim como dos projectos de investimentos realizados e em curso, analisam-se os custos e benefícios sociais, económicos e ambientais originados e expectáveis.


DETERMINANTES E PADRÃO ESPACIAL DA INCIDÊNCIA DE POBREZA NA ILHA DE SANTIAGO DE CABO VERDE
Baptista, Antonio (tozecv@yahoo.com)
Universidade Jean Piaget de Cabo Verde


O presente artigo teve a pretensão de analisar a incidência da pobreza em Cabo Verde especificamente na identificação de cluster de pobreza e indicação da dependência espacial da incidência da pobreza na Ilha de Santiago e também analisar os determinantes da incidência de pobreza nessa ilha.
Os resultados permitiram evidenciar que os vizinhos tendem a apresentar valores semelhantes entre, si e diferentes das demais localidades relativamente mais afastadas. O nivel de analfabetismo, tamanho do agregado familiar, experiência do chefe de familia são variáveis importantes na determinação da pobreza nas comunidades.
Uma das principais conclusões do trabalho é que a existência da heterogeneidade auto correlação espacial na incidência da pobreza e portanto o aspecto “onde” é importante e deve ser considerado nas análises da pobreza em Cabo Verde.


BENEFÍCIOS FISCAIS AO SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL? O CASO DO DISTRITO DE VILA REAL, NO NORTE INTERIOR PORTUGUÊS
Sequira, Teresa (tsequeir@utad.pt)
Sá, Filipe (sa.filipe@hotmail.com
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro


Os incentivos fiscais constituem um meio frequente, em particular em países com menores recursos financeiros, para a promoção do desenvolvimento.
Neste âmbito, procuraremos analisar neste trabalho, a importância dos incentivos fiscais à interioridade, instrumento fiscal criado pelo governo português, na dinamização e desenvolvimento das empresas numa área do interior norte do país, o distrito de Vila Real, no período 2001/06. E como iremos verificar, a aplicação destes incentivos ficou muito aquém do esperado, pois apoiaram apenas uma relativamente pequena fracção das empresas tributadas no distrito. Uma análise mais aprofundada levou a que se concluísse que não somente foram apoiadas empresas de maior dimensão relativa, mas também as localizadas em áreas mais urbanas, o que leva ao questionar da eficiência deste instrumento no cumprimento dos objectivos iniciais.

ABERABER APDR ABER RSAI