Programa/Program

6.ª Feira 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 25
11:30 – 12:50
Sala B202

 

EXPANSÃO DAS SEGUNDAS RESIDÊNCIAS EM PORTUGAL
Roca, Maria (mn.roca@fcsh.unl.pt)
Universidade Nova de Lisboa
Roca, Zoran (zoran.roca@ulusofona.pt)
Oliveira, José (jantol@netcabo.pt)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia

Nesta comunicação é apresentada uma primeira tipologia dos municípios de Portugal Continental relativamente ao fenómeno da expansão das segundas residências, tendo por base a aplicação de análise de clusters. Representa um primeiro contributo para a concepção e aplicação de métodos, instrumentos e técnicas que permitam a integração da expansão das segundas residências no planeamento e ordenamento do território, na óptica do desenvolvimento sustentável. Cinco tipos de municípios - periurbanos, rurais próximos, com estações de veraneio, rurais com amenidades naturais e culturais e da AML - não se afastam do padrão que, também, caracteriza áreas similares em outros países. No entanto, a expansão das segundas residências em Portugal, apresenta uma característica que apenas é partilhada com outros países da Europa do Sul: o seu mais forte crescimento em áreas rurais despovoadas.


O Desenvolvimento das Actividades Náuticas de Recreio como Estratégia de Valorização Territorial: um olhar sobre o Estuário do Tejo
Sousa, João
Fernandes, André
Carpinteiro, Ana
Instituto de Dinâmica do Espaço

O sector da náutica de recreio e lazer é caracterizado por uma conjuntura de forte procura internacional. Neste contexto, o Estuário do Tejo evidencia um enorme potencial que urge aproveitar, sendo já notório o trabalho que alguns municípios têm vindo a desenvolver neste domínio, patente nas estratégias e projectos delineados no sentido de promover a revalorização das áreas ribeirinhas. A problemática discutida na comunicação tem por base a assunção de que uma estratégia regionalmente integrada, promotora de complementaridades, tanto de um ponto de vista territorial (networking dos vários municípios) como sectorial (por ser a base de organização de uma fileira), apresenta-se como condição essencial para o desenvolvimento destas actividades.


O Ensino Pós-Graduado em Turismo e Desenvolvimento
Soares, João (joaosoares@ist.utl.pt)
Universidade Técnica de Lisboa
Mourão, Luís (Luis.mourao@hoteis-portugal.pt)
Associação da Hotelaria de Portugal

Este artigo analisa a experiência de ensino pós-graduado em Turismo e Desenvolvimento no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. É feita uma primeira caracterização dos recursos humanos nacionais e da formação na área, em todos os graus de ensino. Depois apresentam-se as ofertas de graduação e pós-graduação existentes em Portugal, destacando-se os aspectos do desenvolvimento sustentável e da inovação. Para o caso em estudo, é feita uma análise da formação de base dos alunos e das condicionantes daí resultantes para a aprendizagem e para a investigação realizada. Finalmente, discute-se a opção entre um ensino verticalmente integrado com a graduação ou horizontalmente abrangente e distinto da oferta graduada em turismo.


O PROCESSO DE ARTIFICIALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO LITORAL- Exemplos do Litoral Catarinense (Brasil): Balneário Camboriu e Jurêrê Internacional (Florianópolis)
Ferreira, José (jcrf@fct.unl.pt)
Universidade Nova de Lisboa
Silva, Luís (luis.marton@gmail.com)
Pollete, Marcus (mpolette@univali.br)
Universidade do Vale do Itajaí

O processo de artificialização do meio natural ocorre sempre que o homem transforma o espaço de acordo com as suas necessidades e disponibilidade de recursos. A dimensão e a intensidade do processo está condicionado pela matriz sócio - cultural e pela capacidade económica e tecnológica da sociedade em que se insere que determina a capacidade de transformação do espaço e de utilização de recursos de acordo com o grau de exigência e de satisfação das suas necessidades.  A urbanização é um dos processos de artificialização mais intensos e com impactos mais significativos sobre os recursos litorais.  O processo de urbanização no litoral catarinense foi impulsionado, principalmente pelo turismo, construção civil e pelo sector imobiliário que resultou num elevado grau de artificialização com impactos negativos e significativos no equilíbrio dos ecossistemas costeiros. 

ABERABER APDR ABER RSAI