Programa/Program

 

6.ª FEIRA 11.07.2009 

SESSÃO PARALELA 26
14:00 – 15:40
SALA B202

 

O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO NUMA NOVA SOCIEDADE: A PERCEPÇÃO DE MULHERES IMIGRANTES NOS AÇORES
Rego, Isabel (imcer@uac.pt)
Groulade, Elsa
Camacho, Maria
Universidade dos Açores

O presente trabalho inscreve-se num projecto de investigação mais vasto sobre as percepções e as interpretações que mulheres imigrantes fazem acerca da parcela da sua história pessoal que corresponde à experiência migratória. Analisa-se como consideram que a língua e a cultura do país de acolhimento influenciam o processo de integração no novo país. Focam-se, ainda, outros aspectos percepcionados como problemas ou constrangimentos à sua integração na nova comunidade. Seguindo uma abordagem qualitativa, esta parcela do estudo baseia-se em dados produzidos a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto de 25 mulheres de diferentes nacionalidades de África, América e Europa, residentes na ilha de S. Miguel, nos Açores.


PRINCIPAIS DESAFIOS QUE SE COLOCAM A PORTUGAL E INTERVENÇÕES PRIORITÁRIAS NO ÂMBITO DOS OITO OBJECTIVOS DO MILÉNIO
Costa, Francisco (francisco@geografia.uminho.pt)
Remoaldo, Paula (premoaldo@geografia.uminho.pt)
Universidade do Minho

O presente texto centra-se nos resultados que se pretendem alcançar inerentes a um Projecto que está a ser desenvolvido intitulado “Oito Maneiras de Mudar o Mundo”, financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros através do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (I.P.A.D.). O Projecto pressupõe várias iniciativas no domínio da Educação para o Desenvolvimento e no âmbito dos Oito Objectivos do Milénio. Estes objectivos, inseridos na Declaração do Milénio, foram aprovados no ano 2000, na Assembleia-Geral da O.N.U., por 189 chefes de Estado e de Governo.
A principal finalidade deste projecto é fomentar uma mudança de valores e comportamentos no âmbito da cidadania, solidariedade e participação social no espaço público português.


A IMPORTÂNCIA DAS ILHAS DE CABO VERDE NA FORMAÇÃO DAS FRONTEIRAS DO BRASIL
Moreau, Alain (alainmoreau@namocoli.adv.br)

A Importância de Cabo Verde na colonização do Brasil. A proximidade geo-politica;
Os fluxos migratórios; A proximidade sócio-cultural; A complementaridade de produtos e factores no império colonial Português; O futuro?


TRANSPORTES COLECTIVOS EM ESPAÇO RURAL E ÁREAS DE BAIXA DENSIDADE URBANA: ABORDAGENS E SOLUÇÕES
Sousa, João (j.fsousa@fcsh.unl.pt)
Ferreira,Hélder (helder.l.m.ferreira@gmail.com)
Fernandes, André (andre.fernandes@fcsh.unl.pt)
Instituto de Dinâmica do Espaço

A problemática da oferta de serviços de transporte e da mobilidade em espaço rural e áreas de baixa densidade urbana encerra particularidades que colocam o desafio de satisfazer as necessidades de deslocação destas populações através de uma oferta de serviços de transporte financeiramente sustentável, com níveis de serviço adequados e com ampla cobertura territorial. Com base neste referencial, assim como nas diferentes
sistematizações teóricas sobre transportes e mobilidade em espaço rural e áreas de baixa densidade urbana, são referenciadas diferentes abordagens e soluções para esta problemática, com enfoque nos sistemas flexíveis de transporte. É ainda discutida a operacionalização de um serviço desta natureza no concelho de Ourique.


A PROBLEMÁTICA DA MOBILIDADE EM ESPAÇO RURAL E ÁREAS DE BAIXA DENSIDADE URBANA: O CASO DOS CONCELHOS DE MÉRTOLA E OURIQUE
Fernandes, André
Sousa, João
Fonseca, Mílvia
Instituto de Dinâmica do Espaço

A problemática da mobilidade e da equidade no acesso da população a bens e serviços, conhece expressão maior no espaço rural e áreas de baixa densidade urbana, porquanto tal privação (ou deficit de acesso) constitui um elemento propulsor do agravamento das desigualdades e de fenómenos de exclusão social, os quais assumem uma natureza multidimensional. Partindo desta constatação, reflecte-se sobre a problemática da mobilidade nestes territórios, tendo como base empírica os concelhos de Mértola e Ourique. Neste âmbito, são ainda explicitadas as estratégias de intervenção delineadas para estes municípios no âmbito do Projecto “Mobilidade Sustentável” (promovido pela APA), visando a melhoria das condições de mobilidade da população.

ABERABER APDR ABER RSAI