Programa/Program

 

6. º FEIRA 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 27
16:00 – 17:40
SALA B202

 

A Evolução das Acessibilidades em Portugal e as suas Repercussões na Organização do Território
Sousa, João (j.fsousa@fcsh.unl.pt)
Ferreira,Hélder (helder.l.m.ferreira@gmail.com)
Fernandes, André (andre.fernandes@fcsh.unl.pt)
Instituto de Dinâmica do Espaço

Com a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), foi possível mobilizar um conjunto avultado de investimentos para o sector dos transportes e acessibilidades, consubstanciados em apoios efectuados no âmbito dos Quadros Comunitários de Apoio. Estes materializaram opções e orientações estratégicas que se reflectiram em transformações significativas em matéria de acessibilidades (com destaque para as infra-estruturas rodoviárias). Sendo as acessibilidades um elemento determinante no cômputo do complexo de factores decretórios das dinâmicas de organização e estruturação do território, tais transformações repercutiram-se em importantes alterações na organização do território nacional. Com efeito, a comunicação, enquadrada no âmbito do Projecto de Carácter Exploratório “A Evolução dos Transportes e Acessibilidades e as Transformações na Organização do Território”, debruça-se sobre a análise dos investimentos em infraestruturas rodoviárias realizados desde a década de 1980 em Portugal Continental, avaliando a evolução das acessibilidades em função destes investimentos.


DESEMPENHO DAS EMPRESAS EM REDES INDUSTRIAIS LOCAIS
Lima, Vanda (vlima@estgf.ipp.pt)
Instituto Politécnico do Porto
Eiriz, Vasco (veiriz@eeg.uminho.pt)
Barbosa, Natália (natbar@eeg.uminho.pt)
Universidade do Minho

As empresas não são ilhas que actuam de forma independente do meio que as rodeia. As relações que estabelecem com outros actores permitem aceder a recursos e competências externas que condicionam as suas estratégias. No caso de integrarem redes industriais locais, a teoria aponta para ganhos associados aos recursos raros e inimitáveis existentes na rede que advêm do conhecimento tácito, complexo e específico existente. Neste sentido, tendo por base a teoria dos recursos, a abordagem de redes e a teoria de clusters e distritos industriais, este artigo analisa de que forma os mecanismos de acesso, posse, controlo e exploração de recursos de uma empresa, suportados nos relacionamentos que estabelece com os outros actores da rede, estão relacionados com o desempenho da própria empresa.


ENVOLVIMENTO E RESPONSABILIZAÇÃO DOS PARCEIROS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E GESTÃO DO PLANO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DE PONTA DELGADA
Gil, Artur (arturgil@uac.pt)
Calado, Helena (calado@uac.pt)
Universidade dos Açores
Este artigo descreve o processo de elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável da Cidade de Ponta Delgada (PMSPD), que teve como grande eixo estratégico o envolvimento e responsabilização dos agentes públicos e privados mais relevantes na área de intervenção, todos eles actores directos ou indirectos da problemática da Mobilidade Sustentável nesta cidade, em todas as suas dimensões: económica, social, cultural e humana. Esta estratégia participativa e responsabilizadora de cada entidade envolvida na elaboração, implementação, gestão e monitorização do Plano de Mobilidade Sustentável da Cidade de Ponta Delgada permitirá a geração de impactes positivos a médio/longo­prazo na qualidade de vida de todos os residentes, comerciantes, visitantes e funcionários que fazem do centro de Ponta Delgada o “coração da Cidade”.


INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COMPETITIVA NO SEMIÁRIDO DO VALE DO SÃO FRANCISCO: UM ESTUDO DAS EMPRESAS VINÍCOLAS
Crisóstomo, Antonio (antonio.crisostomo@univasf.edu.br)
Univ. Federal do Vale do São Francisco
Sicsú, Abraham (sicsu@fundaj.br)
Fundação Joaquim

O presente trabalho busca analisar as inovações levadas a cabo pelas empresas vinícolas do Submédio do São Francisco sob a ótica dos arranjos produtivos e enfatizando inovações incrementais. Ao discutir alguns indícios de formas de relações intra e inter-rganizacionais pode-se constatar que as indústrias do vinho na região estão inseridas em formas de absorção de tecnologia predominantemente passivas e, com algumas exceções, ativas, principalmente no desenvolvimento da matéria prima principal, conjuntamente com instituições de pesquisa. Em termos de inovações incrementais, estas são mais notadas, na cadeia produtiva, no elo da viticultura com ações estratégicas no sentido de fortalecer a comercialização dos produtos nos mercados nacional e internacional, bem como a criação de condições para o reconhecimento da região como Indicação de Procedência.

ABERABER APDR ABER RSAI