Programa/Program

 

SÁBADO 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 28
09:00 – 10:40
SALA B202

 

DAS CIDADES CRIATIVAS À CRIATIVIDADE URBANA? ESPAÇO, CRIATIVIDADE E GOVERNANÇA NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
Costa, Pedro (pedro.costa@iscte.pt)
ISCTE
Seixas, João (jseixas@ics.ul.pt)
Universidade de Lisboa
Oliveira, Ana (ana.roldao@iscte.pt)
ISCTE

Este artigo, realizado no âmbito de um programa mais vasto de investigação que analisa as formas de governança associadas às dinâmicas criativas na cidade (projecto “Creatcity”), é o resultado de uma primeira parte empírica desse estudo, nomeadamente da análise de um conjunto de entrevistas exploratórias que foram realizadas a actores-chave no pensamento e na acção sobre a cidade contemporânea (decisores políticos, estruturas oficiais e actores da sociedade civil) em Lisboa, São Paulo e Barcelona.
A análise das respostas pretende identificar as diferentes perspectivas existentes sobre os conceitos de criatividade urbana procurando entender quais são, na óptica dos entrevistados, as condições estruturantes necessárias para o desenvolvimento da criatividade na cidade, no que concerne às suas configurações espaciais/geográficas, e aos ambientes culturais e actividades económicas que lhes estão associadas.


PADRÃO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO E CONVERGÊNCIA DA RENDA ENTRE OS PAÍSES DA CEDEAO
Mata, Henrique (hnrmata@ufba.br)
Wanderley, Livio (livio@ufba.br)
Universidade Federal da Bahia

Analisou-se o crescimento e integração no bloco CEDEAO, recorrendo ao modelo básico de Solow-Swan. Os agregados de interesse foram obtidos da CEDEAO e organismos multilaterais. Foi feita a descrição da estrutura no bloco e o ajustamento de uma função de crescimento, tendo o PIB, balança comercial, ajuda internacional, população, investimentos, formação bruta de capital e consumo de energia como variáveis. Testou-se a evidência de convergência e concentração regional da renda. Os resultados demonstraram que quase todos os países dependem de doações e que esse fator econômico supera os fluxos privados como principal fonte de financiamento externo. População e comércio também foram importantes, embora em alguns casos com sinais dúbios nos parâmetros. Não há evidência de convergência e a restrição decorre da concentração e heterogeneidade estrutural no bloco.


UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DOS PAÍSES DA “COMUNIDADE ECONÔMICA DOS ESTADOS DA ÁFRICA OCIDENTAL – CEDEAO” A PARTIR DAS EXPORTAÇÕES
Wanderley, Livio (livio@ufba.br)
Mata, Henrique (hnrmata@ufba.br)
Universidade Federal da Bahia

Esse artigo envolveu uma análise dos países africanos que fazem parte do bloco econômico denominado de, “Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental – CEDEAO. Considerando a importância do comércio externo para o desenvolvimento econômico, o ponto de partida do estudo consistiu em fazer uma análise relacionando as exportações de cada país com os seus PIBs, com o PIB do bloco econômico, e com o PIB do resto do mundo. O artigo constou da aferição de regressões econométricas dos países do bloco. No estudo das regressões, é utilizada uma série histórica de 1982 a 2005; aplicando-se o modelo “Potencial e Gravitacional” de uso freqüente nas análises de economia regional. O seu propósito consistiu na busca de indicativos sobre o papel e o desempenho envolvendo o país, a integração regional e a economia mundial.


IMPACTE DO GÉNERO NAS POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO
Duarte, Carlos (cduarte@ipt.pt)
Instituto Politécnico de Tomar
Santos, Maria (maria.santos@iscte.pt)
UNIDE / ISCTE
Simões, Jorge (jorgesimoes@ipt.pt)
Instituto Politécnico de Tomar

Este artigo analisa a persistência de discriminação entre géneros no mercado de trabalho em Portugal e Cabo Verde. Contribui, também, para a explicação do diferencial de remuneração entre homens e mulheres que exercem funções de topo e de nível inferior nas empresas portuguesas. Na sequência dos resultados de Duarte et al. (2008), este trabalho propõe uma linha de investigação holística, abrangendo a análise e caracterização das determinantes de: a) remuneração de executivos; b) remuneração de não- executivos; c) remuneração nas empresas familiares; d) efeito da presença dos sindicatos nas políticas de remuneração e, e) discriminação do empregador nos processos de recrutamento. É objectivo dos autores contribuir para um melhor conhecimento que permita rever e melhorar as políticas de igualdade como desafios e metas a atingir nos próximos anos.

ABERABER APDR ABER RSAI