Programa/Program

 

6.ª Feira 10.07.2009

SESSÃO PARALELA 3
16:00 – 17:40
Sala B101

 

Problemas y desafíos para una gestión costera sustentable en la Isla de Chiloé- Chile. Racionalidades en tensión
Ramírez, Felipe (feliperamir@gmail.com)
Universidade de Huelva

Estas líneas emergen en el marco del Proyecto “Las sociedades litorales como sistemas de prácticas y saberes tradicionales y científicos: la caleta como modelo de imaginarios pesqueros y dinámicas de uso y apropiación de recursos marinos”.  Proyecto Fondecyt Regular de la Republica de Chile Nº 1080665. Lo que aquí veremos son el resultado de una investigación preliminar que buscó elucidar las transformaciones culturales que se evidencian en comunidades costeras de la Isla de Chiloé, específicamente, nos referiremos a las dinámicas que se generan en las “caletas de pescadores artesanales” y las tensiones enfrentadas en las diversas racionalidades que interactúan en el territorio, todo ello para perfilar una propuesta de planificación y gestión costera cultural, social, económica y ambientalmente sustentable en el mar interior de la Isla de Chiloé , Región de los Lagos, Chile.


Análise da Eficiência Técnica da Pesca da Ilha Terceira
Marote, Eusébio (marote@uac.pt)
Gil, Fabíola (fabiolagil@uac.pt)
Toste, Gisele (giseletoste@uac.pt)
Dentinho, Tomaz (tomazdentinh@uac.pt)
Universidade dos Açores

A actividade piscatória tem relevância económica para a Região Autónoma dos Açores, representando 5% do emprego e 40% das exportações. O principal alvo na pesca demersal é o goraz (Pagellus bogaraveo) devido ao seu elevado valor económico, que representou 28,57%, 39,06% e 27,18% das capturas na Ilha Terceira nos anos 2004, 2005 e 2006, respectivamente. O objectivo deste artigo é estimar a eficiência técnica da actividade piscatória, utilizando um método não paramétrico, o DEA (Data Envelopment Analysis), e índices Malmquist.

A eficiência técnica média calculada apresentou valores entre 0,525 e 0,596 a rendimentos constantes à escala (CRS) e entre 0,643 e 0,740 a rendimentos variáveis à escala (VRS), sendo a eficiência de escala de 0,805 e 0,844. O cálculo dos índices Malmquist tiveram uma ligeiríssima diminuição no geral dos seus componentes ao fim do período em análise, sendo que o índice do factor de produtividade total foi de 0.996.


CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES PISCATÓRIAS DE CABO VERDE
Baptista, António (tozecv@yahoo.com)
Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Brito, Olga (ludemillaleite@gmail.com)
Instituto Nacional de Desenv. das Pescas
Lopes, João (jjslopes1@hotmail.com)
Instituto Caboverdiano de Crianças

Este trabalho analisou o capital social nas comunidades piscatórias de Cabo Verde. Os resultados indicam que o estoque de Capital Social é diferente nas nas Ilhas do arquipélago sendo que a ilha de São Vicente e Santo Antão foram as que apresentaram maior indice de Capital Social e a ilha do Fogo foi a que apresentou menor indice. O Acesso á informação e participação nas actividades e reuniões  são os pontos negativos que mereceram destaque em praticamente todas as as Ilhas. Merecem destaque pela positiva os aspectos de “morabeza” sentimento de segurança e valorização na comunidade.
Dada a importância do Capital Social no processo de desenvolvimento, deve-se adoptar politicas que possam aumentar o estoque de capital social comunitário propiciando o surgimento de iniciativas colectivas baseadas na cooperação e confiança no sentido de possibilitar o desenvolvimento  do sector e do país.


Diversidade parasitária em primatas não-humanos do Parque Natural das Lagoas de Cufada (Guiné-Bissau) e a sua potencial intertransmissibilidade
Rosa, Fernanda (fhjrosa@gmail.com)
Inst. de Invest. Científica Tropical
Crespo, Maria (maria.virginia@esa.ipsantarem.pt)
Instituto Politécnico de Santarém

Entre 2001 e 2002 realizou-se um estudo sobre a fauna parasitária em primatas não-humanos do Parque Natural das Lagoas de Cufada (Guiné-Bissau). A presença de parasitas foi realizada em quatro espécies de primatas capturados por armadilhas tradicionais.

Identificou-se um total de 17 espécies de parasitas incluídas nos filos Platyhelminthes (Trematoda e Cestoda), Nematoda, Pentastomida e Arthropoda. Assinalaram-se algumas novidades faunísticas para a Guiné-Bissau e para as espécies de hospedeiros observadas e evidenciou-se uma grande diversidade específica por hospedeiro, bem como a potencial intertransmissibilidade da maioria das espécies de parasitas entre diversos hospedeiros, não primatas e primatas, incluindo o Homem, residentes no PNLC.


“Geoparque Açores” como Motor de Desenvolvimento Local e Regional
Lima, Eva (evalima@uac.pt)
Nunes, João (jcnunes@uac.pt
Universidade dos Açores
Costa, Manuel (manuel.ps.costa@azores.gov.pt)
Secretaria Regional do Ambiente e do Mar

A geodiversidade vulcânica do arquipélago dos Açores e o valor dos geossítios que o integram, justificam a constituição de um Geoparque, objectivo estratégico assumido pelo Governo Regional dos Açores.
A estratégia de desenvolvimento local e regional associada ao conceito Geoparque produz um impacto directo nas populações, permitindo a revitalização dos valores patrimoniais (e.g. naturais, culturais, arquitectónicos), assegurando actividades de valorização e educação ambiental e implementando políticas de desenvolvimento sustentado.
O futuro “Geoparque Açores” deverá afirmar-se como um território que combina a protecção e promoção do seu património geológico com o desenvolvimento sustentável do território.

ABERABER APDR ABER RSAI