Programa/Program

 

6.ª FEIRA 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 31
11:30 - 12:50
SALA B204

Redes e Desenvolvimento Regional na Fileira Florestal da Galiza
Carvalho, Fernando
(ferncarvalho@gmail.com)
SONAE Indústria
Sequeira, Teresa (tsequeir@utad.pt)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

As redes, enquanto conjunto de interdependências territorializadas, desempenham um importante papel no desenvolvimento regional.
O objectivo deste trabalho consiste no estudo do Cluster de la Madera de Galicia, uma importante rede no sector florestal, com ênfase para a análise do seu impacte na economia sectorial e no desenvolvimento regional.
Procuraremos ainda mostrar a importância das políticas públicas de natureza estratégica e do comprometimento do governo na implementação dos clusters, assim como o compromisso de longo prazo de apoio das partes interessadas, partindo de exemplos de insucessos em Portugal.
Como principal conclusão, aponta-se a importância desta rede na dinamização do tecido empresarial do sector, permitindo confirmar que as formas organizacionais do território são um recurso essencial no desenvolvimento e cada vez mais um elemento decisivo no perfil da atractividade de um território.


GERAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DE EMPREGO NOS SETORES DE PRODUÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DE CAFÉ NO BRASIL
Bliska, Flávia (bliska@iac.sp.gov.br)
Secr. de Agric. e Abastecimento do Estado de São Paulo
Guilhoto, Joaquim (guilhoto@usp.br)
Sakon, Fernando (fsakon@gmail.com)
Universidade de São Paulo

O café é uma lavoura bastante difundida no território brasileiro, decorrente, em parte, de seu caráter migratório. Os sistemas de produção intensivos em mão-de-obra predominam na maior parte dos cinturões produtores, principalmente na etapa da colheita, responsável por até 50% dos custos de produção agrícola. Em razão das características tecnológicas e estruturais do parque cafeeiro dos principais estados produtores, este estudo visa subsidiar a adoção de políticas públicas destinadas ao seu planejamento e ao aumento da competitividade setorial. Os resultados evidenciaram a importância da lavoura e da indústria do café para as economias nacional e estaduais, e o impacto significativo de políticas públicas que fortaleçam esses setores.


DEMANDAS TECNOLÓGICAS E DIMENSIONAMENTO DO FATOR LOCACIONAL DA CADEIA DA CARNE BOVINA, SÃO PAULO, BRASIL
Igreja, A.; Bliska, F.; Pinatti, E.; Rocha, M.; Martins, S.; Campos, Benedicto
Secr. de Agric.e Abastecimento do Estado de São Paulo

Nos duas últimas décadas houve significativo salto tecnológico na pecuária de corte do Estado de São Paulo e na brasileira, mediante incorporação de tecnologias disponibilizadas no sistema de pesquisa. A continuidade desse progresso dependerá muito da geração de novas tecnologias, identificadas neste estudo com o auxílio da Técnica Delphi, com o objetivo de orientar futuros investimentos públicos. Verificou-se que, por mais avançados que sejam os patamares tecnológicos disponíveis ou em uso, ou, por mais que haja espaço para o avanço da pecuária nas regiões de fronteira agrícola, a perspectiva sócio-ambiental e o fator locacional nortearão as decisões de investimentos tecnológicos e de políticas públicas na cadeia produtiva da carne bovina.


UMA ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE DO COMPLEXO DA  LARANJA BRASILEIRA NO PERÍODO DE:  1996 a 2005.
Bonjour, Sandra; Penha, Cícero; Figueiredo, Adriano; Guimarães, Patrick
Universidade Federal de Mato Grosso

O trabalho discute os principais entraves à exportação do complexo da laranja brasileira e sua participação no mercado internacional. Os procedimentos metodológicos utilizados foram o IVRC que mostra a representatividade do complexo da laranja brasileira no contexto das exportações totais do país e o IOR que mensura o grau de concentração das exportações para Estados Unidos; União Européia e a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. Observou-se o aumento das exportações brasileiras, porém nada que refletisse um índice de vantagem comparativa revelada expressivo. A competitividade da laranja brasileira vem apresentando baixa participação no total exportado e está concentrada no mercado europeu.

ABERABER APDR ABER RSAI