Programa/Program

 

SÁBADO 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 36
14:00 - 15:40
SALA B204

Pobreza, desigualdade de renda, mobilidade social no Brasil e os seus determinantes: 1981 a 2007
Rodrigues, Luciene (rluciene@unb.br)
UNIMONTES/ CesNova­-UNL
Cardoso, António
(antonio.dimas@unimontes.br)
UNIMONTES

O Brasil é um dos países com maior concentração de renda do mundo. No entanto de 1981 a 2007, nota-se que nesta última década houve uma melhora persistente nos indicadores de concentração e desigualdade de renda, tais como proporção de pobres na população total, pessoas que se apropriam da renda equivalente aos 1% mais ricos, índice de Gini, índice de Theil, razão entre a renda dos 10% mais ricos e 40% mais pobres. Em que medida esse comportamento aponta para mudanças estruturais na distribuição de renda e na redução das desigualdades sociais no país? Dados da FGV apontam para redução da pobreza e para o crescimento substancial da classe média no Brasil, como noutros países emergentes como China e Índia. O objectivo é analisar o papel das políticas públicas na determinação da mobilidade social e na redução das desigualdades de renda constitui. O estudo conclui que pobreza e desigualdade ainda estão distantes dos desejáveis para a justiça social e do bem-estar.


Análise da Rendibilidade da Educação em Portugal
Martins, Elisabete(elisabetemartins@uac.pt)
Fernandes, João(jfilipe@uac.pt)
Bedo, David(davidbedo@uac.pt)
Dentinho, Tomaz (tomazdentinho@uac.pt)
Universidade dos Açores

Segundo a teoria do capital humano a educação é um investimento e tem associado uma determinada rendibilidade. Neste artigo abordamos a avaliação da educação enquanto investimento individual. Tal como qualquer investimento, a educação envolve custos para o indivíduo que é posteriormente compensado com um salário mais elevado, traduzindo-se esta relação numa taxa interna de rendibilidade (TIR) individual.
O objectivo deste artigo consiste em efectuar uma revisão de aspectos teóricos e metodologias no domínio da rentabilidade da educação. Em simultâneo, caracterizar o panorama educativo e o retorno financeiro da educação na população portuguesa, através da análise dos dados recolhidos num inquérito de âmbito nacional.


Imigrantes cabo-verdianos em Portugal: integração e sua percepção em relação aos portugueses
Santos, José (jrebelo@esce.ips.pt)
Inst. Politécnico de Setúbal
Maria Mendes (mmendes@uevora.pt)
Rego, Conceição (mcpr@uevora.pt)
Magalhães, Maria (mgraca.magalhaes@ine.pt)
Universidade de Évora

Este estudo tem como objectivos caracterizar a comunidade cabo-verdiana, quantificando os seus elementos; identificando a sua distribuição por regiões, sexo e grupo etário; analisando o seu comportamento de fecundidade e nupcialidade (numa primeira avaliação ao seu grau de integração). Visa ainda perceber como percepcionam os portugueses, numa perspectiva ligada aos standards culturais, segundo os referenciais de Hofstede e de Trompenaars & Hampden. Recorre-se em primeiro lugar aos dados divulgados pelo INE e pelo SEF. Em segundo lugar, são analisados inquéritos por entrevista efectuados a cabo-verdianos residentes em Portugal, com idades entre os 20 e os 65 anos e com uma permanência em Portugal de, pelo menos, dois anos.


Os clusters artesanais e o desenvolvimento das regiões: o caso da BIN
Natário, Maria (m.natario@ipg.pt)
Braga, Ascensão (sbraga@ipg.pt)
Rei, Constantino (cmrei@ipg.pt)
Instituto Politécnico da Guarda

A globalização e integração dos países teve repercussões positivas ao nível do seu desenvolvimento económico e social, mas simultaneamente evidenciou assimetrias regionais, exigindo novos modelos explicativos para atenuar as disparidades existentes. Os paradigmas mais recentes valorizam as características endógenas do território, que surgem como determinantes do seu desenvolvimento e as regiões e os seus actores locais deverão identificar novas formas de organização da produção e de relacionamento, destacando-se os clusters. Dado que na Beira Interior Norte as actividades artesanais assumem uma relativa importância económica e social, o presente paper tem como propósito verificar se este sector adquire a classificação de cluster na região e seguidamente fazer a sua caracterização enquanto potencial cluster a promover e a desenvolver.


TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM PORTUGAL
Simões, Jorge (jorgesimoes@ipt.pt)
Duarte, Carlos (cduarte@ipt.pt)
Instituto Politécnico de Tomar

Este artigo discute a transferência do conhecimento. Assume a gestão do conhecimento como um processo colectivo e interactivo que envolve as seguintes actividades: geração do conhecimento; codificação do conhecimento; e transferência do conhecimento. No âmbito duma pesquisa sobre as actividades de gestão do conhecimento no ensino superior em Portugal, o artigo procede ainda a uma breve caracterização do sector objecto de estudo e analisa as formas de transferência, e possíveis obstáculos à transferência do conhecimento, no ensino superior público em Portugal, mais concretamente nas organizações do ensino superior público vocacionadas para a formação na área científica de gestão e economia.

ABERABER APDR ABER RSAI