Programa/Program

 

6.ª FEIRA 10.07.2009

SESSÃO PARALELA 37
11:30 – 12:50
SALA B210

 

O AUTOMÓVEL NA REDE DE TRANSPORTES E O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, SP, BRASIL
Righi, Roberto (robrighi@mackenzie.br)
Dinis, Henrique (dinis@mackenzie.br)
Universidade Presbiteriana Mackenzie

A resposta inicial ao automóvel foi submissão das políticas públicas das grandes cidades às exigências absurdas da circulação individual, que levou a construção de obras caríssimas de adaptação e construção de verdadeiras auto-estradas urbanas. Na comunicação avalia-se em primeiro lugar o panorama econômico e político que propiciou o desenvolvimento das transformações econômicas na cidade de São Paulo, desde a economia cafeicultora até o estágio atual definido como globalização, com suas influências na produção da cidade. Na seqüencia é caracterizada a evolução do sistema viário da cidade de São Paulo e suas repercussões mais imediatas. Finalmente são destacadas as peculiaridades do processo de produção e localização da voltados para ocupação urbana de São Paulo e as relações existentes entre este processo e os sistemas viários existentes e suas implantações ocorridas durante o curso das transformações urbanas e econômicas da região.


PADRÕES TERRITORIAIS DE INOVAÇÃO EM PORTUGAL: AS NUTS II
Natário, Maria * (m.natario@ipg.pt)
Couto, João ** (jpedro@notes.uac.pt)
Braga, Ascensão * (sbraga@ipg.pt)
Tiago, Maria ** (mariaborges@notes.uac.pt)
*Instituto Politécnico da Guarda **Universidade dos Açores

As vantagens competitivas dos territórios não dependem apenas da sua dotação em recursos tradicionais, mas fundamentalmente da sua dinâmica inovadora. Na valorização das dinâmicas territoriais, a evolução da importância e da natureza do processo de inovação ocorrida nas últimas décadas, trouxe implicações decisivas. De facto, esta abordagem veio colocar a inovação no centro dos factores de competitividade e de desenvolvimento e, simultaneamente, atribui um carácter sistémico e territorial, tornando-se num desafio para a ciência regional. O objectivo deste trabalho é caracterizar os processos territoriais de inovação nas diferentes NUT’s II, tendo por base os resultados do Inquérito Comunitário à Inovação - CIS 6 relativo às regiões portuguesas, procurando identificar padrões de inovação nas regiões e analisar os principais factores distintivos desses padrões.


DESENVOLVIMENTO URBANO E REGIONAL DE TERESINA, PIAUÍ, BRASIL E SUA IMPORTANCIA NO ATUAL QUADRO DE INFLUÊNCIA NA REDE URBANA REGIONAL NO BRASIL.
Melo, Constance
Bruna, Gilda
Universidade Presbiteriana Mackenzie

Observa-se na história do crescimento urbano de Teresina que a cidade contou com a implantação de muitas políticas urbanas. Destaca-se ainda que nesse tempo de existência, a cidade passou a influenciar uma extensa rede urbana da região, revelando-se como um pólo de capital regional, devido a suas atividades de comércio, educação e saúde. Nessa classificação destacam-se os equipamentos sociais de saúde e escola que guiam esse crescimento formando uma cultura urbana que prima por manter as qualidades locais.


UNIVERSITIES, THE SECOND ACADEMIC REVOLUTION AND REGIONAL DEVELOPMENT: A TALE (SOLELY) MADE OF “TECHVALLEYS”?
Rodrigues, Carlos (cjose@ua.pt)
Universidade de Aveiro

The role universities play in socio­economic development is predominantly depicted with basis on the status attributed to higher education organisations (HEOs) as major loci of (scientific) knowledge generation and dissemination. This paper argues that the approaches based on technology transfer and spin­off firms’ promotion, though important, are not enough to fully capture the role universities can play in territorial development processes. The paper shows that, as suggested by the field research results, universities can play a crucial role in the regional efforts to build up the social architecture upon which interactive learning and innovation develop (COOKE and MORGAN, 1998). It takes stock of planning theory, by equating this social architecture building effort to a process of institutional capacity building


ACTORES EMPRESARIAIS REGIONAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA MADEIRA
Rodrigues, Ricardo (rf@uma.pt)
Universidade da Madeira

O papel desempenhado pelo empresário é parte integrante da actividade socioeconómica contemporânea, que não pode ser esquecida ou alienada pelas tentativas de estudo/compreensão de determinadas situações económicas e organizacionais regionais.
Sabendo-se que a teoria económica não tem privilegiado uma das forças motoras da ordem capitalista, patenteado deste modo alguma dificuldade em integrar a acção económica do empresário e o fenómeno do empreendedorismo nas suas teorias, é nosso propósito proceder a uma reflexão, de cariz eminentemente sociológico, centrada no discurso do empresário, enquanto actor empresarial e protagonista da acção socioeconómica, que embora possa estar sedeado num contexto específico (como a Região da Madeira, por exemplo), mantém afinidades representativas e ideológicas com um universo conceptual, cujos limites em muito extravasam os limites geográficos da região onde se situa e actua.

ABERABER APDR ABER RSAI