Programa/Program

 

6. º Feira 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 39
16:00 - 17:40
SALA B210

LA ECOLOGÍA POLÍTICA INDÍGENA EN LOS MOVIMEINTOS INDÍGENAS
Vargas-Hernàndez, Josè (josevargas@cucea.udg.mex)
Centro Universitario de Ciencias Económico Administrativas U de G.

El propósito de este trabajo es analizar el impacto que los movimientos sociales tienen en el reconocimiento de los movimientos indígenas, y mas específicamente en la ecología política indígena. El componente étnico de los movimientos indígenas se orienta a la conclusión que no pueden ser estudiados como otros movimientos sociales bajo un acercamiento teórico de la teoría de los movimientos sociales. Finalmente se analiza la tendencia de la trans nacionalización de los movimientos indígenas.


CERRO DE SAN PEDRO: GRASS ROOTS MOVEMENTS IN CO - OPERATION AND CONFLICT TO STOP A LIVING CITY FROM DISSAPEARING
Vargas-Hernández, José (josevargas@cucea.udg.mx)
Centro Universitario de Ciencias Económico Administrativas U de G.

Grass roots movements in relationships of co – operation and conflict between firms, communities and government have a important role to stop a living city from disappearing. This paper describes and analyzes the implications of the collective action used by grass roots movements in the defence of an old mining town, Cerro de San Pedro of being disappeared due to the pollution of fresh watersheds by the operations of a mining company and the effects on the living city of San Luis Potosì, in the centre of Mexico.
The mining operations of the firm have been referred as an ecocide, contamination of watersheds, pollution of air and destruction of the historical heritage. The inhabitants of these communities supported by environmental groups and NGOs argue that the project will pollute sources of fresh water besides of perturbing the environment and the ecology of the region.


ANÁLISE COMPARATIVA DE CRESCIMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO DAS ELASTICIDADES-RENDA DAS EXPORTAÇÕES E DAS IMPORTAÇÕES DOS ESTADOS DO NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL.
Santos, Patrícia; Silva, Agnaldo – Univ. Federal de Alagoas

Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre PIB (externo e interno), exportações, importações e taxa de câmbio nas Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, no período de 1989 a 2005, os dados estão em dólares reais. Na análise dos dados da Região Sudeste observou-se que assim como no Nordeste, a elasticidade renda das importações é maior que a elasticidade renda das exportações e maior que um em quase todos os estados, o que, de acordo com Thirlwall (1979) restringe o crescimento econômico.


A cidade (re)partida: um breve estudo sobre as emancipações da cidade de Nova Iguaçu e a formação da região da Baixada Fluminense
Maia, Priscila (pfraga_ufrrj@yahoo.com.br)
NESTTE/UFRRJ
Rodrigues, Adrianno (adrianno@ufrrj.br)
Instituto Multidisciplinar da UFRRJ

O município de Nova Iguaçu, fundado em 1833 às margens do rio Iguaçu, situa-se na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde exerce funções fundamentais para o desempenho econômico local. O principal objetivo deste projeto é apresentar o desempenho econômico de Nova Iguaçu na segunda metade do século XX, considerando as mudanças por que passou o referido município nos anos 1990, quando de suas emancipações mais recentes, contextualizando o referido município com a performance econômica do estado do Rio de Janeiro e sua Região Metropolitana.


Transformações na Indústria de Construção Naval Brasileira e seus Impactos no Mercado de Trabalho (1997-2007)
Jesus, Claudiana
Univ. Federal Rural do Rio de Janeiro
Gitahy, Leda
Universidade Estadual de Campinas

O artigo analisa as transformações recentes da indústria da construção naval brasileira e, em especial do estado do Rio de Janeiro e seus efeitos e importância para o mercado de trabalho. Verificando a reestruturação produtiva da indústria naval no período de retomada dessa atividade e principais implicações para o trabalho. Assinala a evolução do mercado de trabalho na construção naval fluminense no período de recuperação dessa indústria, relacionada aos efeitos da internacionalização. Discute ademais o crescimento recente dessa indústria que resulta, entre outros motivos, de incentivo das políticas governamentais, em especial da Petrobrás, com a expansão da exploração offshore de petróleo e necessidade de fornecedores locais.

ABERABER APDR ABER RSAI