Programa/Program

SÁBADO 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 4
09:00 – 10:40
Sala B101

Uma Abordagem Multicritério à Gestão de Resíduos Sólidos na Ilha Terceira
Dutra, Bela (beladutra@gmail.com)
Silva, Emiliana (emiliana@uac.pt)
Universidade dos Açores

Neste trabalho a metodologia consiste na utilização dos modelos de apoio à tomada de decisão para a localização de um aterro de inertes na ilha Terceira (Açores, Portugal). A resolução recorreu à análise de seis alternativas-espaço através do método da análise multicritério, SMART (Simple Multicriteria-Atribute Rating Tecnique) com o auxílio de uma escala percentual. São avaliados critérios económicos, ambientais e funcionais compostos por vários atributos (ou características). É o Agente de Decisão (AD) o responsável pelas ponderações percentuais (ou valor original), permitindo a hierarquização das alternativas-espaços (Direct Rating), através do cálculo do padrão peso normalizado. Os resultados da fronteira eficiente definem as alternativas-espaço dentro da solução óptima, excluindo as restantes localizações. A análise de sensibilidade indica que é a alternativa SS_02 a localização da Ilha Terceira com maior potencial para a instalação de um aterro de inertes.


Interacções entre o meio ambiente e parasitas na Ilha de Santiago (Cabo Verde)
Crespo, Maria (maria.virginia@esa.ipsantarem.pt)
Inst. Politécnico de Santarém
Rosa, Fernanda (fhjrosa@gmail.com)
Inst. de Inv. Científica Tropical
Évora, Conceição (saoevora@hotmail.com)
Dir. Geral de Agric., Silvicultura e Pecuária

Na Ilha de Santiago (Cabo Verde) a localização e a colonização promoveram a introdução de várias espécies com diferentes origens zoogeográficas.nomeadamente populações de moluscos, tais como Lymnaea natalensis (Lymnaeidae) e Bulinus forskalii (Planorbidae), que podem assegurar o ciclo de vida e a sobrevivência de alguns parasitas, nomeadamente as espécies residentes Fasciola gigantica e Schistosoma bovis. A importância destes reflecte-se nos valores de prevalência intra-molusco de 6,15% e de 18,23%, e nos bovinos, seus HV preferenciais, de 50,00% e 6,67%, respectivamente. A antropização destas colecções, associada a alterações climáticas locais tem contribuído para uma decréscimo do número de biótopos dulçaquícolas, de cerca de 50,00% no total dos biótopos identificados nas últimas décadas.


The preservation of marine biodiversity in West Africa, the Case of Cape Verde Islands: proposal of a new biodiversity policy management
Benchimol, Celeste *
Francour Patrice**
Lesourd, Michel *
*Université de Rouen 
**Nice Sophia-Antipolis Université

Despite the low contribution of fisheries to the GDP in Cape Verde they play a strategic social and economic role. Parallel to fisheries, the rapid coastal development and tourism, are putting further pressure on marine resources and their environment. Marine biodiversity in the archipelago is full of emblematic species and the creation of protected areas is a national priority. The widespread experience from many countries, show that in protected areas often generate significant revenue making significant contribution to local economies. Given the existence of a very important marine and coastal biodiversity in Cape Verde, as well as the existence of the tourism as a key sector, we propose a biodiversity conservation model based on educational and ecotourism activities, further benefits for local community and concerned institutions.


Seismic risks and why we should care about them
Fontiela, J. (fontiela@gmail.com)
Lameiras, G.
Universidade dos Açores

Os perigos naturais em geral, são responsáveis por causarem disfunções na actividade humana e natural sendo os sismos o fenómeno natural que mais mortos causa. O risco sísmico é a descrição probabilística das consequências sociais e económicas resultantes de um sismo.
Desde o seu povoamento que o arquipélago dos Açores, devido ao seu contexto geodinâmico na junção das Placas litosféricas Americana, Eurasiática e Africana, tem registado sismos muito fortes destacando-se o de 1522 em S.Miguel cujo número de vítimas poderá ter atingido as 5000 e o de 1757 em S. Jorge com 1046 vítimas.

 

ABERABER APDR ABER RSAI