Programa/Program

 

Sábado 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 6
14:00 – 15:40
Sala B101

GOVERNÂNCIA EDUCATIVA: O ESTADO, O MERCADO-COMUNIDADE E AS TIPOLOGIAS ESPACIAIS DA OFERTA EM PORTUGAL CONTINENTAL
Reis, Isaura (ireis@ubi.pt)
Brancol, Mª (branco@ubi.pt)
Couto, Alcino (acouto@ubi.pt)
Universidade da Beira Interior

Considerando o quadro analítico formulado pelo pensamento económico institucionalista alargado, designadamente pela escola francesa da teoria da regulação, e os principais contributos acerca das mudanças dos modos de regulação da educação em Portugal, identificaram-se como principais atributos da configuração institucional da oferta educativa do ensino básico e secundário: a centralidade do Estado; a diversificação e segmentação da oferta; a dualidade na orientação curricular do secundário. A tradução territorial desta realidade revelou que não existe homogeneidade na distribuição espacial da oferta, tendo sido identificadas 4 tipologias distintas, cujos atributos foram traduzidos por: Cluster 1 – Estado Educador; Cluster 2 – Estado Vocacionalista; Cluster 3 – Quase – Mercado Vocacionalista; Cluster 4 – Quase – Mercado Educador.


INTEGRAÇÃO SOCIAL E ACADÉMICA DOS ALUNOS PROVENIENTES DOS PALOP NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS: UM ESTUDO DE CASO
Silva, Carla (csilva@estv.ipv.pt)
Abrantes, José (jlabrantes@estv.ipv.pt)
Duarte, Isabel (isabelduarte@estv.ipv.pt)
Instituto Politécnico de Viseu

A integração no ensino superior é um processo multifacetado. As dificuldades de adaptação são comuns a todos os alunos, no entanto as dificuldades de integração pelos alunos estrangeiros é maior, porque às comuns acresce a necessidade de integração numa cultura diferente, numa língua que nem sempre é dominada e a um sistema de ensino diferenciado do dos países de origem.
O presente estudo tem por objectivo a construção de uma escala de integração académica e social dos alunos provenientes dos PALOP com base num estudo de caso na Escola Superior de Tecnologia de Viseu.
O desenvolvimento deste instrumento pode contribuir para o desenvolvimento de medidas de combate ao insucesso escolar e de mecanismos de melhorias no processo de formação sócio-académica. São ainda apresentadas as limitações do estudo e linhas orientadoras para investigações futuras.


Reputação Nacional e Internacional ou Engajamento Regional: O Papel das Instituições de Ensino Superior no Processo de Desenvolvimento Regional
Serra, Maurício (serra@ufpr.br).
Rolim, Cássio (cassio.rolim@ufpr.br)
Universidade Federal do Paraná

A preocupação com a cntribuição das Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento regional é relativamene recente e deriva de um intenso processo de globalização e localização e, ao mesmo tempo, de uma nova maneira de se olhar a competitividade das regiões e os sistemas regionais de inovação. Neste sentido, o engajamento das universidades com outros atores regionais é esperado com o propósito de fornecer respostas às necessidades regionais, o que inclui dois aspectos importantes: a oferta de educação contínua e a criação de empregos intensivos em conhecimento que permitirão que os estudantes de pós-graduação encontrem empregos locais e permaneçam em suas regiões. O principal objetivo deste artigo é analisar os esforços cooperativos entre as IES da região norte do Paraná, que está localizado no sul do Brasil, e seus parceiros regionais na busca do desenvolvimento regional.


NOVAS FORMAS DE ECONOMIA E DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: AS DINÂMICAS DOS ACTORES SOCIAIS
Carvalho, Nuno (ncarvalho@esec.pt)
Instituto Politécnico de Coimbra
Lisboa, Manuel (m.lisboa@fcsh.unl.pt)
Roque, Ana (ana.roque@fcsh.unl.pt)
Universidade Nova de Lisboa

Os principais objectivos da investigação, que deu lugar a este texto, consistiram em conhecer e analisar as características socio-económicas do Concelho de Monchique, as formas emergentes de organização económica na região, numa óptica do Desenvolvimento Sustentável, e as preocupações que os seus dirigentes sentem em relação ao futuro das suas actividades económicas.
A economia em Monchique está lentamente a transmutar-se. Assim, o principal foco deste projecto é a detecção desses sinais da viragem de uma lógica de organização económica direccionada para uma pequena escala de auto-consumo regional para uma escala mais abrangente, e analisar a forma como este processo se vem a desenrolar.


PRINCÍPIOS DE GESTÃO FINANCEIRA APLICADOS ÀS MICROEMPRESAS DE MOÇAMBIQUE
Chiau, Angélica (avchiau@terra.com.br)
Universidade Federal do Paraná

A permanência das empresas em mercados altamente competitivos está associada a um conjunto de factores que podem ser denominados uma “gestão saudável”.A Contabilidade e a gestão financeira nas empresas encontram-se entre esses factores. Contudo, muitas empresas ainda se deparam com a falta de profissionais hábeis nessas áreas, razão pela qual, continuam sem garantir que os seus empreendimentos tenham um retorno considerado satisfatório na óptica dos investidores e partes interessadas. O artigo discute as mudanças do papel da gestão financeira nas micro e pequenas empresas de Moçambique. O principal objectivo é explicar como as empresas objecto deste trabalho fazem uso das ferramentas de gestão empresarial e financeira e dos artefactos contábeis na gestão dos seus negócios.

 

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