Programa/Program

 

Comunicações Candidatas ao Prémio Bartolomeu - parte I

6.ª Feira 10.07.2009

11:30 – 12:50
Anfiteatro 114/115

 

Redes de gestão para a competitividade do sector turístico: uma análise a partir do turismo rural
Romeiro, Patrícia (patriciaromeiro@yahoo.com)
CSIC (Espanha) e FLUP (Portugal)

O turismo rural tem vindo, desde a última década do século XX, a registar um significativo e generalizado crescimento nos países da União Europeia. No entanto, sob o ponto de vista da gestão empresarial, o turismo rural sofre uma série de obstáculos que dificultam a sua competitividade enquanto produto turístico. Através do caso de estudo do Valle del Jerte (Estremadura, Espanha), este artigo analisa uma rede empresarial formada para a gestão do turismo rural, desde a perspectiva da análise de redes, para criticamente discutir o seu potencial enquanto uma estrutura que favorece a competitividade e inovação da actividade. Os resultados demonstram que as estruturas em rede contribuem para a criação de um destino coeso, onde a partilha de recursos permite a criação de respostas locais inovadoras aos desafios impostos pelo mercado global.


Desenvolvimento e Investimento Directo Estrangeiro: O IDP Português
Barros, Vera (vgbarros@uma.pt)
Universidade da Madeira

O mundo vive hoje na era da globalização, fenómeno que envolve um aumento da interdependência económica entre os países, traduzido, nomeadamente, na crescente importância do investimento directo estrangeiro. É da forma como Portugal se irá inserir neste contexto que depende o seu desempenho económico e a sua convergência real. São inúmeros os estudos que se debruçam sobre os benefícios do investimento directo estrangeiro para os países de acolhimento e a interacção entre investimento directo estrangeiro e desenvolvimento. Entre eles, encontra-se o modelo do investment development path (IDP), que é, neste estudo, aplicado ao caso português. Os dados recolhidos cobrem o período de 1980 a 2005 e os resultados obtidos colocam Portugal na terceira etapa do ciclo.


O Turismo Cultural no Desenvolvimento de Espaços Rurais: o caso das Terras do Demo
Lopes, Ana (anaventura@ipg.pt
Rodrigues, Emanuel (emanuelcastro@ipg.pt)
Instituto Politécnico da Guarda

A crescente valorização dos elementos patrimoniais tem assumido um destaque particular nas últimas décadas, com especial relevo nas áreas rurais. Confrontadas com processos de descaracterização, justificados, na sua maioria, por ausência de dinamismo económico e consequentemente por perdas significativas de população, carecem de estratégias concertadas de desenvolvimento.
A sua concepção implica um conhecimento aprofundado do potencial endógeno, destes territórios, para que seja possível perceber até que ponto os elementos antropogénicos da paisagem e o seu substrato natural podem ser entendidos e valorizados patrimonialmente, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento local sustentável mais amplo que o mero aproveitamento turístico.


As Redes de Equipamentos Educativos e o Ordenamento de Território em Cabo Verde: O Caso da Ilha de Santiago
Garcia, Carina (csgarcia1@gmail.com)
Fonseca, Sanny (sannyfonseca1@gmail.com)
Universidade Nova de Lisboa

Cabo Verde é um País insular, composto por 10 ilhas, nove das quais habitadas, com uma elevada densidade populacional, com enormes disparidades na ocupação entre e intra-ilhas, e com elevadas fragilidades naturais, sociais e económicas. A sua população, quase a atingir 500 mil habitantes, é maioritariamente jovem, o que aumenta a pressão sobre os equipamentos educativos, tornando-se um enorme problema a satisfação sustentável e qualificada das consequentes demandas. Neste contexto, o objectivo do artigo centra-se na análise das redes de equipamentos educativos de Cabo Verde, bem como nos seus critérios de programação e de localização, e ainda do seu ajustamento às características demográficas e socioeconómicos existentes, atendendo às principais disfunções em relação oferta/procura.

ABERABER APDR ABER RSAI