Programa/Program

 

Comunicações Candidatas ao Prémio Bartolomeu - parte I

6.ª Feira 10.07.2009

14:00 – 15:40
Anfiteatro 114/115

 

Turismo Sustentável: Uma Aplicação ao Caso Madeirense
Barros, Vera (vgbarros@uma.pt)
Universidade da Madeira

O conceito de desenvolvimento sustentável tornou-se, dadas as crescentes preocupações com o ambiente, um dos temas mais presentes na investigação sobre turismo. O propósito deste estudo é avaliar a sustentabilidade do sector na Madeira, onde ele tem uma importância crucial. Para tal, foram obtidos dados sobre diversos indicadores respeitantes às várias dimensões de um turismo sustentável. Com os mesmos procedeu-se ao cálculo de um índice global de sustentabilidade, de acordo com o barómetro da sustentabilidade do Turismo (BTS), segundo o qual a Madeira se encontra muito próximo da sustentabilidade potencial. A aplicação do modelo AMOEBA ao turismo madeirense permitiu aferir quais as dimensões em que a região deve melhorar a sua performance por forma a incrementar a sua atractividade enquanto destino turístico.


Usos e Funções da Paisagem no Desenvolvimento Social: A Raia Central Portuguesa
Lopes, Ana (anaventura@ipg.pt
Rodrigues, Emanuel (emanuelcastro@ipg.pt)
Instituto Politécnico da Guarda

No sentido de compreendermos a especificidade da paisagem e a sua importância no desenvolvimento da Raia Central Portuguesa, o presente artigo incidirá na realização de uma análise integrada deste território. Assim, através da aplicação de metodologias estatísticas (Análise de Componentes Principais e Análise Cluster) pretendemos identificar conjuntos de indivíduos espaciais com características semelhantes. Estes procedimentos metodológicos levar-nos-ão à identificação dos usos e funções paisagísticos que possam constituir um recurso para o desenvolvimento A paisagem pode constituir o principal recurso destes territórios, sendo necessária para tal uma valorização integrada que respeite a unicidade e identidade do conjunto das paisagens através de uma visão holística, a qual integre as dimensões natural, económica, cultural, sensorial e, acima de tudo, social.


Gestão de Recursos Hídricos em Pequenas Bacias Hidrográficas com Intensificação Agrícola
Silva, Vasco (Vascosilva@uac.pt)
Calado, Luísa(luisacalado@uac.pt)
Dentinho, Tomaz (tomazdentinho@uac.pt)  
Universidade dos Açores

Este trabalho pretende apresentar uma metodologia que permite usar diferentes filosofias e metodologias de valoração no mesmo sistema de apoio à decisão, possibilitando uma tomada de decisão mais informada, não descartando logo de início uma ou mais perspectivas. Assume-se uma perspectiva de complementaridade entre os valores económicos, ambientais e culturais, e que estas valorações podem ser afectadas espacialmente, permitindo a determinação de uma Taxa de Câmbio entre as diferentes escalas de valor.


The use of Q-methodology to obtain stakeholder Discourses on the future development of Ria Formosa Coastal zone, south of Portugal
Guimarães, Maria (helenaguimaraes@uac.pt)
Universidade dos Açores

An effective strategy for nature conservation necessarily involves stakeholder analysis. This article focuses on Q methodology for this analysis. The study revealed 4 discourses on the future development of Ria Formosa: environmental education and capacity building; fisheries and ecotourism development; bureaucracy, land planning and fisherman conditions; environmental quality, integration and organization. Finally, theses discourses are compared Ria Formosa action plan - POLIS 2008. It concludes that the action planned in POLIS 2008 covers most of the concerns that stakeholders identified. The major conflict area identified concerns demolition actions of part of the houses existing in some of the barrier island of the lagoon system.

ABERABER APDR ABER RSAI