Imagem
   

 

Manifesto Editorial

   
   
  1. A Revista Portuguesa de Estudos Regionais (RPER) é uma iniciativa da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR).
  2. O objetivo principal da RPER é a divulgação da investigação sobre a realidade portuguesa e internacional na área interdisciplinar dos estudos regionais, locais e urbanos (Ciência Regional).
  3. Na origem da RPER está a constatação de que existe, em Portugal, um vasto leque de pessoas, nomeadamente nas instituições do ensino superior e nos organismos regionais e locais da administração, que se dedicam profissionalmente a esta área e para as quais esta revista será, decerto, um meio privilegiado de comunicação, informação e partilha de experiências.
  4. O público-alvo da revista será constituído pelas pessoas com formação de nível superior em áreas onde é relevante a questão do espaço e do território: economistas, urbanistas, sociólogos, juristas, etc.
  5. Os artigos a publicar na Revista devem ser escritos numa linguagem e num estilo acessíveis a todo público-alvo definido no ponto anterior, ainda que a análise empreendida exija o conhecimento de técnicas menos vulgarizadas.
  6. A RPER apenas publicará artigos nas línguas portuguesas, espanhola e inglesa.
  7. Será dada especial prioridade a contributos e artigos que explorem informação estatística fidedigna e atualizada e problemáticas inovadoras.
  8. Apesar do seu público-alvo não se restringir ao mundo académico, a aposta da RPER assenta na garantia da qualidade científica dos artigos que publica. Para esse efeito, a revista adotará um sistema de avaliadores (referees).
  9. A RPER é dirigida por uma Direção Editorial independente da Direção da APDR, composta por especialistas na sua área temática.
  10. Os artigos submetidos à Direção Editorial para publicação serão sempre avaliados (anonimamente) por dois especialistas na área convidados para o efeito pela Direção Editorial. Em primeira instância, a Direção Editorial poderá socorrer-se dos membros do Comité Editorial para esta tarefa. Os comentários dos avaliadores serão sempre enviados aos autores das propostas de artigo, que poderão reformular o texto e voltar a submetê-lo para apreciação.
  11. Só serão aceites para avaliação artigos que nunca tenham sido publicados noutra revista ou livro, incluindo livros de Atas). A exceção admissível é ter sido divulgada uma versão anterior do artigo submetido em séries do tipo documento de trabalho (working paper), eletrónico ou em papel).

 

   

RPER - Revista Portuguesa de Estudos Regionais