RPER N.º 06

"Uma proposta metodológica para suporte ao decisor na definição
de políticas de Mobilidade e Transportes"


Resumo:

Este artigo pretende fornecer uma abordagem inovadora referente ao suporte técnico prestado ao decisor político numa fase preliminar na definição de políticas de Mobilidade e Transportes. A possibilidade de adopção de técnicas do tipo SWOT (entre outras) permite a identificação de pontos de tensão e de janelas de oportunidade, com a qual é possível elaborar propostas concretas com vista a tirar proveito dessas analises, garantindo a análise cruzada dos seu impactes de forma a obter a máxima eficiência quer de estudos quer de políticas que venham a ser implementadas.

A metodologia assenta num processo de duas fases. Numa primeira fase é feito um diagnostico baseado em dados recolhidos com vista a caracterizar os padrões de mobilidade existentes no território. Posteriormente, numa segunda fase, os dados são cruzados entre si e avaliados de forma a construir uma tabela de opções, onde são propostas opções políticas, com especial ênfase no seu impacto cruzado qualitativo nas medidas e objectivos a atingir.


Palavras-chave: Mobilidade; Transportes; Políticas de Planeamento Regional; Suporte à Decisão Conference Paper: Regional Science Association (RSA) and Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR); “Regions and Fiscal Federalism “; 44th European


Voltar