RPER N.º 11

Importância da Celebração de Eventos Culturais para
o Turismo do Minho-Lima: um Estudo de Caso. *


Resumo:

O turismo tem vindo a ganhar um espaço crescente nas propostas de desenvolvimento delineadas e implementadas com o fim de resolver a crise generalizada que afecta a maioria das áreas rurais, nomeadamente, as menos favorecidas. Contudo, para constituir-se num instrumento de desenvolvimento destes territórios, o turismo precisa desconcentrar-se e diversificar-se, aproveitando o potencial das regiões e configurando produtos turísticos alternativos.

Uma das actuações que vai neste sentido corresponde à celebração de eventos culturais que aumentem a atractividade de um lugar e captem mais turistas. Apesar destes eventos estarem normalmente associados, numa primeira fase, a motivações culturais, artísticas ou educativas, importa conhecer as implicações que a nível turístico tem a sua celebração. Constitui propósito desta comunicação avaliar o impacto do Festival de Música de Vilar de Mouros como atractivo turístico. Pretende-se, igualmente, verificar a forma como está a ser aproveitado para complementar e impulsionar outros produtos turísticos.


Palavras-chave: eventos culturais; desenvolvimento

* Trabalho apresentado no XI Congresso da APDR - “O Papel das Universidades no Desenvolvimento das Regiões”, Faro, 16 – 18 Setembro de 2005



Voltar