RPER N.º 11

Tic e Desenvolvimento Regional: a Necessidade de Repensar
a Organização Económica e Social do Território no Contexto
da Sociedade da Informação e Conhecimento.


Resumo:

Neste artigo adopta-se uma posição crítica face à relação TIC / Desenvolvimento Regional, organizada em torno de três abordagens complementares. Na primeira, analisa-se a literatura teórica existente à luz da natureza do impacte das TIC no território. Na segunda, e como consequência da escassez de dados estatísticos sobre TIC a nível regional, procura contribui-se de forma empírica para este debate, apresentando-se estimativas para a grande maioria dos países europeus.

Finalmente, na terceira, procura-se dar resposta à seguinte questão: que políticas de base territorial visando a diminuição das disparidades regionais poderão ser desenvolvidas de forma a, não só promover o acesso generalizado às TIC, mas principalmente fomentar a capacidade de aceder, seleccionar e usar a informação? Apresentam-se, no final, diversas orientações estratégicas que poderão contribuir para a definição de políticas de base territorial.


Palavras-chave: Sociedade da Informação e do Conhecimento, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Socio-económico, Instrumentos de Base Territorial

JEL: C3, L96, O18, R10, R58


Voltar