RPER N.º 13

Concorrência Espacial, Sistemas de Informação e Comunicação,
Pesquisa de Preços e Regulação – Um Ensaio para o Caso do Mercado
de Combustíveis Líquidos em Portugal.


Resumo:

Este artigo tem como objectivo o estudo da implementação de um sistema integrado de informação, assente em tecnologias SIG, sobre o mercado de combustíveis que pode trazer ganhos económicos assinaláveis para os consumidores, criar condições para uma intervenção mais eficaz da entidade reguladora competente e abrir espaço a novas estratégias empresariais, quer no mercado de combustíveis quer no de telecomunicações móveis, de Internet e fornecedores de bens que utilizem tecnologia GPS.

Quando os bens são substitutos, o preço é um determinante fundamental na aquisição e usufruto desse bem. Contudo, a existência de uma dimensão espacial na oferta (os produtores não se encontram localizados num espaço homogéneo), na procura (conduzindo à impossibilidade de comparação de preços) e da escassez de informação disponível, cria condições para ganhos tendencialmente rígidos à baixa para os operadores neste mercado. Um objectivo instrumental é o de disponibilizar informação fiável e actualizada ao consumidor de modo a que este possa escolher dentro de uma determinado raio potencial de procura qual o preço mais reduzido e o caminho mais curto.

Palavras-chave: eficiência de mercados espaciais; economia da informação; sistemas de informação geográfica, tecnologias de informação e comunicação


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