RPER N.º 15

Potenciar o Desenvolvimento Turístico a Partir
de um Processo de Planeamento Estratégico
de Marketing: o Caso de Almeida.


Resumo:

Os espaços rurais deparam-se hoje em dia com os desafios resultantes da reestruturação das actividades económicas tradicionais e das imposições ditadas por mercados mais amplos. Estes desafios têm promovido localmente novas políticas de desenvolvimento que valorizam os recursos locais e a diversificação das actividades rurais.

Neste contexto, o turismo é considerado, em muitos casos, um sector-chave para a reabilitação económica desses territórios. Potenciar o desenvolvimento de Almeida através de um processo de planeamento estratégico de marketing foi o objectivo de um caso de estudo efectuado naquele espaço rural periférico português.

O turismo surge como um vector estratégico para o desenvolvimento de Almeida, através da fixação de um conjunto de objectivos e de acções que visam rentabilizar os recursos locais. O estudo apresenta um conjunto de acções que pretendem potenciar o desenvolvimento do turismo e superar alguns obstáculos que têm inibido a afirmação desse sector em Almeida.


Palavras-chave: Turismo, planeamento estratégico, marketing territorial, Almeida.


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