RPER N.º 15

Cartografia de Coberto do Solo para o Território
Angolano Utilizando Imagens
de Satélite Modis.


Resumo:

Este trabalho tem como objectivo obter um mapa de coberto do solo para Angola, utilizando imagens diárias, de quatro meses de 2003, provenientes do sensor Moderate Resolution Imaging Spetroradiometer (MODIS). Como aquelas imagens estão sujeitas a contaminação atmosférica e à existência de nuvens no momento de registo, é necessário recorrer a um critério de composição multitemporal para tentar eliminar estes efeitos.

A aplicação deste critério gera imagens síntese mensais que são usadas num algoritmo de classificação em árvore. Para construir o classificador, e validar o resultado obtido, recolheram-se amostras dos vários tipos de coberto do solo nos mapas de coberto do solo existentes a diferentes escalas, na bibliografia sobre vegetação em Angola e em imagens de satélite Landsat.

A avaliação dos resultados foi baseada no método de validação cruzada, que utiliza o mesmo conjunto de dados na validação e na classificação, e no método que recorre a um conjunto de dados independentes ao classificador.


Como resultado obtém-se um mapa actualizado e uniforme para 2003, por um método expedito que permitirá ser usado para fazer a cartografia de diferentes anos de modo a detectar as alterações ocorridas ao longo do tempo.


Voltar