RPER N.º 27


Plataforma logística do Caia: desafios para o ordenamento de um território fronteiriço

 

Resumo:

A existência de um conjunto de intenções de investimento com incidência na zona do Caia pode constituir uma oportunidade de desenvolvimento económico e social para a Região. Destacam-se o atravessamento da linha de alta velocidade Lisboa/Madrid, com uma estação na zona do Caia, a localização da plataforma logística de Elvas e a ligação ferroviária Sines/Poceirão/Évora/Elvas.
No entanto, o território da zona do Caia apresenta características muito específicas: está incluído no aproveitamento hidroagrícola do Caia e possui valores naturais de relevância à escala Europeia, como a Rede Natura 2000 (Sítio do Caia), encontrando-se ainda integrado nas Reservas Ecológica e Agrícola Nacionais. Assim, a presente comunicação pretende equacionar opções territoriais alternativas que potenciam a cooperação transfronteiriça Elvas/Badajoz e que manifestam a preocupação de preservar os valores naturais existentes.
Para o efeito, efectua-se uma análise do posicionamento de Elvas/Badajoz na rede de transporte de mercadorias e de logística ibérica e no sistema urbano transfronteiriço.
A comunicação pretende discutir as condições de viabilidade de uma plataforma logística nessa área no contexto da rede ibérica e confrontar modelos de desenvolvimento territorial alternativos para a zona do Caia com as mais recentes opções de planeamento à escala regional e local.

Palavras-chave: Plataforma logística, cooperação transfronteiriça, ordenamento do território, valores naturais, sustentabilidade territorial.

Códigos JEL: R14, R40 e R52.



Voltar