RPER N.º 27

Rede de cidades em regiões do interior – oportunidades criadas pela auto-estrada

 

Resumo:

Apresenta-se um estudo das vantagens da organização das cidades em rede através da construção de auto-estradas em regiões do interior. Baseia-se num caso em Portugal, a Região da Beira Interior (RBI). O objectivo central é analisar a valorização socioeconómica da região pela Auto-estrada A23, nomeadamente:
- Oportunidades turísticas ligadas ao património natural e cultural;
- Organização das cidades em rede e especialização socioeconómica.
A RBI integra um conjunto das áreas classificadas e protegidas, como a Serra da Estrela, com forte importância ambiental a nível nacional, o que potencia a actividade turística em relação à qual a A23 é um eixo de acesso determinante e imprescindível, face à falta de alternativas como seja o acesso ferroviário eficaz. A acessibilidade permitida pela A23 transforma estas áreas de paisagem protegida, associadas à protecção da natureza em pólos de atractividade turística, numa região com baixa densidade populacional, envelhecimento populacional e tecido empresarial débil pouco competitivo. A atracção de turistas durante todo o ano, através da A23, é determinante para a economia local, pela criação de postos de trabalho e riqueza, onde as alternativas de emprego escasseiam.
A A23 promove ganhos de distância/tempo nas deslocações entre as cidades da região, em particular de cariz diário residência/local de trabalho. Esta rede urbana multipolar integra um conjunto de aglomerados urbanos, aldeias, vilas e algumas cidades, dos quais se destacam Castelo Branco, Covilhã e Guarda que são as principais âncoras de fixação populacional, pólos promotores do desenvolvimento e da dinâmica socioeconómica. A A23 é o elemento de articulação entre eles, promovendo o seu funcionamento em rede, a circulação de pessoas e bens e a especialização funcional de sectores económicos em prol da qualidade e da competitividade às escalas nacional e internacional, dada a proximidade da fronteira.

Palavras-chave: Rede de cidades, regiões do interior, auto-estradas

Códigos JEL: R58



Voltar