RPER N.º 27

O cluster transfronteiriço têxtil / vestuário/ moda na euro-região Galiza/Norte de Portugal

 

Resumo:

Este estudo procura avaliar o processo de integração económica entre a Galiza e o Norte de Portugal no sector do têxtil e vestuário. Neste âmbito, recentemente a ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal), o CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal) e a AIPCLOP (Asociación de Industrias de Punto e Confeción de Lugo, Ourense e Pontevedra) lançaram o projecto EuroClusTex (Cluster Têxtil/Vestuário/Moda Transfronteiriço Galiza/Norte de Portugal), uma iniciativa que visa fomentar um maior relacionamento inter-empresarial entre as duas regiões ibéricas. Trata-se de um projecto que tenciona reforçar a cooperação entre as empresas do sector têxtil/vestuário destas duas regiões de fronteira de modo a que, conjuntamente, possam enfrentar mais eficazmente os desafios estruturais e conjunturais com que se defrontam actualmente.
Neste contexto, este estudo procura identificar complementaridades inter-regionais que convenientemente exploradas podem aumentar o poder competitivo desta Euroregião no sector do têxtil e vestuário. Se o Norte de Portugal tem uma capacidade e especialização produtiva suportada num know how de várias décadas, por sua vez a Galiza desenvolveu competências sobretudo no domínio dos modelos de negócio da distribuição. Por outro lado, as pequenas e médias empresas galegas da indústria do têxtil/vestuário encontram-se demasiado dependentes do mercado interno, enquanto o tecido empresarial do Norte de Portugal, por estar associado a um mercado doméstico relativamente pequeno e com baixo poder de compra, tem revelado uma maior tradição exportadora. Cruzar estas competências pode constituir uma via para que as empresas desta Euroregião consigam afirmar a sua capacidade competitiva no exigente mercado global do sector do têxtil e vestuário.

Palavras-chave: Euroregião Galiza/Norte de Portugal; Cluster Têxil/Vestuário; Cooperação Transfronteiriça; Competividade Regional; Redes de Empresas

Códigos JEL: F21, L67, R12


Voltar