RPER N.º 29


O posicionamento do turismo na estrutura económica do Algarve: uma abordagem inter e intra-regional

Resumo:

Este trabalho analisa a evolução da estrutura económica da região do Algarve e o posicionamento alcançado pela actividade turística na região entre 1995 e 2003 com o objectivo de avaliar o grau de especialização da região no turismo. A metodologia adoptada utiliza instrumentos de análise regional, em particular os indicadores de localização e de especialização aos níveis inter-regional e intra-regional. Os resultados sugerem que o Algarve é a segunda região mais especializada do país, conjuntamente com a Madeira e depois da região dos Açores. Na base deste fenómeno estão os sectores da hotelaria e restauração, o qual encontra-se directamente associado á actividade turística, e outros sectores como as pescas, comércio, transportes e comunicações e outros serviços, indirectamente ligados à actividade turística. Adicionalmente, os focos de concentração localizam-se na orla costeira, com particular incidência nos concelhos de Albufeira, Vila do Bispo e Portimão.

Palavras-chave: Turismo, Emprego, Algarve, Indicadores de Localização, Indicadores de Especialização.

Códigos JEL: R11, R12 R15


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