RPER N.º 29

Criatividade: a construção de novos cenários para o turismo em Ponte de Lima

Resumo:

O turismo e a criatividade têm ganho espaço nas estratégias de desenvolvimento das cidades, constituindo dois dos instrumentos melhor posicionados para alcançar essa meta. Esse papel advém da possibilidade de se tirar partido dos recursos endógenos. Este artigo pretende contribuir para clarificar o papel do turismo e da criatividade no desenvolvimento de pequenos núcleos urbanos, tomando para objecto de análise o caso de Ponte de Lima. Para tal, procede-se a uma curta discussão sobre o conceito da criatividade e à caracterização e avaliação das potencialidades turísticas do município em causa. Num segundo momento, dá-se notícia da percepção dos actores locais/regionais sobre a matéria. A informação foi recolhida através de pesquisa de dados secundários e com recurso à realização de entrevistas semi-estruturadas feitas a treze agentes de instituições com intervenção local e regional. Com o diagnóstico realizado e o levantamento de elementos de estratégia, pretende-se dar um contributo para a concretização de um projecto de desenvolvimento turístico sustentado no território em estudo.

Palavras-chave: Turismo Cultural, Turismo Criativo, Planeamento Estratégico, Ponte de Lima

Códigos JEL: O13; O18; Q26; R11; R58


Voltar