RPER N.º 31

Análise Estratégica das Unidades de Produção de Fumeiro: Estudo de Caso na Região de Vinhais

Resumo:

O artigo tem por objetivos principais avaliar se as empresas de fumeiro de Vinhais são geridas numa perspetiva empresarial, analisar o seu desempenho no mercado e elaborar estratégias de desenvolvimento adaptadas. Foram inquiridas 26 empresas através de um questionário estruturado de questões mistas. Na análise da informação foram usados diferentes modelos de análise estratégica: Modelo Mckinsey, Modelo BCG e Matriz SWOT. As estratégias de desenvolvimento empresarial propostas têm por base o Modelo de Ansoff. Os resultados obtidos mostram que a generalidade das empresas não é gerida numa perspetiva empresarial e os principais obstáculos ao seu desenvolvimento e ao dos seus produtos estão relacionados com variáveis do ambiente interno. São propostas estratégias e ações de desenvolvimento empresarial apropriadas de modo a melhorar o desempenho das empresas e dos seus produtos nos respetivos mercados de referência.

Palavras-chave: Modelos de Análise Estratégica; Fumeiro de Vinhais; Produtos DOP/IGP; Posição Competitiva; Atratividade.

Códigos JEL: M21, Q12, Q13, D21



Voltar