RPER N.º 40

Produção de Conhecimento e Variedades de Capitalismo: Resiliência Regional no Alvorecer da Turbulência Económica na Europa

Resumo:

Partindo da evolução recente de indicadores de I&D e de patentes, o artigo estuda alterações na ciência, tecnologia e inovação com a crise económica. Baseado na abordagem dos sistemas de inovação e dos estudos das variedades de capitalismo é estimada uma função agregada de produção de conhecimento com base em informação prévia à crise (de 268 regiões de 27 estados-membros da União Europeia). A produção de conhecimento, medida pelo número de patentes, está significativamente associada ao nível do PIB, educação, despesas de I&D, capacidade dos clusters regionais e desemprego. Foi encontrada uma diversidade relevante de comportamentos na produção de conhecimento quando se agrupam as regiões por variedades de capitalismo. Existem evidências econométricas que a produção de conhecimento nas regiões do Mediterrâneo é mais sensível a choques externos no desempenho da economia e no mercado de trabalho. O artigo conclui com implicações para a resiliência dos sistemas de inovação.

Palavras-chave: crise, função de produção de conhecimento, resiliência regional, sistemas de inovação, variedades de capitalismo.

Códigos JEL: C51; O31; O33; O52; R11



Voltar