Programa/Program

 

SÁBADO 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 10
9:00 – 10:40
Sala B102

 

Dinâmica de longo prazo da migração em Cabo Verde
Baptista, António (tozecv@yahoo.com)
Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Tavares, Victor vicsilvao@yahoo.com.br)
Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas

O presente trabalho teve como objectivo analisar o comportamento (behavior) migratório de longo prazo e oferecer subsídios para formulação de politicas públicas no sentido de garantir maior equidade inter-regional.
Como metodologia, este estudo utilizou as cadeias de Markov para determinar a tendência de longo prazo do fluxo migratório e identificar as diferenças no comportamento de homens e mulheres em relação á migração.
Os resultados evidenciaram a existência de um processo de polarização em Cabo Verde sendo o Concelho da Praia o maior receptor do fluxo migratório nacional. Grande parte das Ilhas apresentara um quadro de esvaziamento populacional, necessitando de uma maior intervenção do Estado através de políticas públicas discricionárias para estabelecer maior equidade no processo de desenvolvimento económico e social do País.


Economic Geography and Spatial Wage Structure in Spain
López-Rodríguez, Jesús (jelopez@udc.es)
Universidad de A Coruña
Paniagua, Miguel (mmarquez@unex.es)
Universidad de Extremadura
Faiña, Andres (fai@udc.es)
Universidad de A Coruña

In this paper the nominal wage equation of a Center-Periphery model of New Economic Geography is derived. In order to show empirical evidence of the resulting hypothesis, the nominal wage equation is estimated for the Spanish provinces in the year 2003. Our results illustrate that the market access variable is statistically significant and quantitatively important in the explanation of the spatial wage structure observed in the Spanish provinces. Moreover, our results show that there are at least three channels through which market access might be affecting Spanish wages: human capital, productive capital and the size of R&D activities.


O futuro demográfico das regiões: a importância da identificação de padrões em termos de fluxos migratórios internos no espaço continental português
Mendes, Maria; Caleiro, António; Lagarto Sandra; Ribeiro, Filipe – Univ. de Évora

Neste estudo pretendemos: 1) estimar as migrações entre as regiões portuguesas, utilizando métodos indirectos dos movimentos inter-regionais e, 2) identificar padrões de comportamento migratório ao longo da estrutura etária, de modo a poder prever comportamentos migratórios futuros. Permite-nos ainda identificar o sentido e as razões que determinam aquele padrão, possibilitando a identificação das regiões polarizadoras, da sua evolução temporal e da sua distinção no espaço português. Finalmente, o estabelecimento destes padrões poderá contribuir para sustentar políticas de captação e gestão de recursos humanos, tendo por base uma visão mais ajustada ao quadro migratório pretendido para o futuro do País e das regiões que o compõem.


Perfil dos imigrantes em Portugal: dos países de origem às regiões de destino
Rego, Conceição * (mcpr@uevora.pt)
Mendes, Maria * (mmendes@uevora.pt)
Rebelo, José (jrebelo@esce.ips.pt)
Instituto Politécnico de Setúbal
Magalhães, Graça *
*Universidade de Évora

Portugal, tradicionalmente país de emigração, conheceu nas últimas décadas uma nova realidade de fluxos regulares e relativamente intensos de imigrantes. Estes indivíduos provenientes do Brasil, da Europa Central e do Leste, e de África, possuem características diferenciadas e deslocam-se para Portugal também com motivações diversificadas. Com este estudo propomo-nos identificar as características – o perfil, em termos de sexo, idade e país de origem - dos indivíduos que se deslocaram para o nosso País integrados num processo migratório, em função das diferentes regiões de destino em Portugal. Além disso, pretendemos verificar a existência de similitudes, ao nível do perfil dos imigrantes, em função dos respectivos países de origem.


Um estudo de simulação sobre o processo de empobrecimento/enriquecimento humano e físico das regiões
Caleiro, António (caleiro@uevora.pt)
Universidade de Évora

As migrações podem ser entendidas como uma forma de ‘votação com os pés’, na medida em que podem corresponder a deslocações populacionais em direcção a territórios materialmente mais atractivos. No caso específico das migrações internas, uma política de distribuição de recursos pelas diversas regiões em função do seu nível populacional pode constituir-se como catalisadora de um processo dinâmico de desertificação populacional de territórios que, por isso, se caracterizam por um nível de pobreza crescente, em resultado da perda de capital humano e de recursos materiais ou físicos. Na comunicação procede-se a uma análise do processo dinâmico de interacção, em termos regionais, entre os níveis de recursos humanos e físicos/materiais.

 

ABERABER APDR ABER RSAI