Programa/Program

 

Sábado 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 16
09:00 – 10:40
SALA B 103

 

CARACTERIZAÇÃO DE PROPRIEDADES ORGANOLÉPTICAS DE ALGUMAS VARIEDADES DE MILHO DO MUNICÍPIO SEDE DO HUAMBO
Pepeka, Maria (mariaemiliapepeka@yahoo. com)
Instituto de Ciências de Educação do Huambo (ISCED).

O objectivo desta investigação foi realizar um teste de diferença e aceitabilidade sob o ponto de vista organoléptico de quatro cultivardes sendo duas introduzidas; ZM521 e SAM3, e duas locais mais difundidas no município do Huambo, o Dente de Cavalo e o Branco Redondo para compreender as razões da rejeição de algumas variedades introduzidas. A rejeição de algumas variedades introduzidas deve-se essencialmente a comportamentos psicológicos, históricos e culturais, à falta de informação acerca das qualidades, a forma de cultivá-las e a falta de segurança em investir. Sob o ponto de vista estatístico a probabilidade (P) é maior que 0,05, portanto a variância para o carácter palatabilidade não é significativa.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL A ADOLESCÊNCIA E A CULTURA DA VINHA
Lima, M. Ribeiro de (tlima@mail.angra. uac.pt)
Silva, L.
Neves, J.
Universidade dos Açores

A produção da casta de Verdelho nos Biscoitos (Terceira) está muito diminuída devido às transformações populacionais das últimas décadas. Mais ou menos 85% da área de vinha está abandonada. A parte que é cultivada depende das gerações mais antigas, pois, a mão-de-obra jovem e adolescente praticamente não existe. De facto, adolescentes, jovens e quase todos os adultos menos idosos, não se interessam pela cultura da vinha. Mas há um valor a conservar e sendo possível a recuperar.
Neste sentido, a Universidade dos Açores em pareceria com a Escola Básica Integrada dos Biscoitos, através do Centro de Investigação de Tecnologias Agrárias dos Açores (CITAA), e ainda com o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, lançaram um projecto com vista a salvar estes valores. Ele está a decorrer naquela Escola e em trabalhos de campo em vinha, com a finalidade de sensibilizar crianças e adolescentes para esta cultura.


LA INDUSTRIA DEL TABACO EN LAS ISLAS CANARIAS. UN MODELO DE PLAN ESTRATÉGICO SECTORIAL
Hernandez, Jesus
Macias, Antonio
Legna,Carlos
Corral,Serafin
Guirao,Gines
Navarro, Manuel
Rivero, Jose
Universidade de La Laguna

La industria del tabaco ha constituido una actividad económica de gran importancia en Canarias, pero ha experimentado un significativo declive en las últimas décadas. La
comunicación expone el Plan Estratégico Sectorial realizado en 2008 por el GEPEP orientado a definir las políticas y acciones, y vinculado a la constitución de un Clúster del Tabaco de Canarias.


EL SEGUNDO PLAN VITIVINÍCOLA DE TENERIFE
Navarro, Manuel (mnavarro@ull.es)
Macias, Antonio (amacias@ull.es)
Rivero, Jose (jlrivero@ull.es)
Hernandez, Jesus (jfhdez@ull.es)
Legna, Carlos (clegna@ull.es)
Corral, Serafin (scorral@ull.es)
 Guirao, Gines (gguirao@ull.es)
Universidade de La Laguna

Durante los siglos XVI al XIX, la agroindustria vitivinícola, desempeñó el papel de fuerza motriz en la economía insular e, incluso, regional. Decayó luego, a finales de la última centuria, para iniciar una etapa de recuperación en el último cuarto del siglo XX. Sin embargo, el sector conoce un claro estancamiento durante los últimos años, con una sensible pérdida de su cuota de mercado, y es esta contracción el principal objetivo de la ponencia. Examina sus motivos y propone las estrategias para avanzar en la consolidación de este importante sector. La comunicación examina la situación actual del sector vitivinícola de Tenerife. Contrasta los parámetros obtenidos de dicho análisis con la opinión de los agentes del sector mediante la metodología. Finalmente, se planteam las políticas y acciones estratégicas que se consideran pertinentes para lograrel tránsito del sector vitivinícola insular hacia un escenario económico más competitivo.


MODELAÇÃO ESPACIAL DA PRECIPITAÇÃO DA FACHADA ORIENTAL DA ILHA DE SANTIAGO
Nunes, M. (maria.nunes@iict.pt)
Costa, Fernando (flcosta1955@gmail.com)
Instituto de Investigação Científica Tropical
Sousa, A. (ajsousa@ist.utl.pt)
Instituto Superior Técnico

A precipitação numa região de características semi-áridas sahelianas, como é Cabo Verde, é o principal factor natural determinante do desenvolvimento agrícola. Têm-se efectuado, no entanto, poucas avaliações da sua distribuição espacial à escala regional e local, assim como estudos de análise de valores extremos e da intensidade da precipitação.
Com o presente estudo, pretende-se modelar a distribuição espacial da precipitação e determinar a localização dos seus valores extremos, na fachada oriental da Ilha de Santiago. Recorre-se a métodos geoestatísticos de krigagem morfológica, baseados na variável indicatriz, em que se estima a probabilidade de determinado local pertencer a uma dada classe definida por um limiar e cartografar áreas onde a precipitação atinge valores acima de determinados limiares com a produção de mapas de probabilidades.

ABERABER APDR ABER RSAI