Programa/Program

 

SÁBADO 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 29
11:00 – 12:40
SALA B202

 

POLÍTICAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: O CASO DO BRASIL
Ribeiro, Luiz (luca ufba@hotmail.com)
Wanderley, Lívio (livio@ufba.br)
Mata, Henrique (hnrmata@hotmail.com)
Universidade Federal da Bahia


A formação do sistema nacional brasileiro de Ciência, Tecnologia, Inovação (C,T&I), surgiu através da maciça importação de tecnologia de eixos tecnologicamente mais avançados, ou seja, o país não se preocupou em gerar tecnologia de maneira autônoma, consequentemente, este processo desencadeou sérios problemas em torno da geração de conhecimento. A conseqüência direta deste problema é a dependência tecnológica, onde os países periféricos, por não disporem do conhecimento necessário para desenvolver uma determinada tecnologia, compram esta tecnologia de países centrais e, desta forma, tornam-se dependentes tecnologicamente desses países. Por isso, a utilização de políticas de apoio à C,T&I tanto é importante para incentivar o processo inovativo, quanto para se tentar diminuir o distanciamento tecnológico dos países centrais em relação aos países periféricos.


CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO SETOR MATERIAL DE TRANSPORTE E TÊXTIL ENTRE 2005 E 2008
Teixeira, Rodrigo (rodrigodediogo@gmail.com)
Payés, Manuel (apayes@uol.com.br)
Universidade de Sorocaba-Brasil


Interessa-nos o uso de informações para inovar e a competitividade industrial à luz do enfoque neo­schumpeteriano. A base empírica restringiu-se ao município de Sorocaba, SP. Foram selecionadas 22 empresas do setor de material de transporte (grupos 302, 311, 314 e 344 do CNAE95) e 38 empresas do setor têxtil (grupo 181), com 30 ou mais empregados em março de 2008. Foi realizada uma pesquisa de acordo com uma amostra não- aleatória de 14 empresas e utilizada a estatística descritiva e realizado o teste de hipóteses U de Mann- Whitney. Conclui-se que quanto maior a utilização de fontes de conhecimentos tecnológicos, maior a capacitação para inovar e o ganho de mercado e vice-versa. Essa relação se apresentou tanto nas organizações do setor de material de transporte quanto nas do setor têxtil. Como conseqüência, o ganho de mercado (ou a competitividade) foi superior nas organizações do setor de material de transporte.


A ANÁLISE DA LEITURABILIDADE COMO CONTRIBUTO PARA UMA ESCOLHA INFORMADA DO DESTINO TURÍSTICO
Rodrigues, Áurea (aorodrigues@ispgaya.pt)
Valério, Miguel (mvalerio@ispgaya.pt)
Silva, Patrícia (patricia.silva@ispgaya.pt)
Instituto Superior Politécnico Gaya


Este estudo visa analisar a adequabilidade da informação fornecida aos turistas (que recorrem a informação em língua inglesa), disponível nos sites dos serviços de turismo dos municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia, através da aplicação de fórmulas de leiturabilidade.
Esta análise permite avaliar a facilidade com que um documento pode ser lido e compreendido, apresentando como resultado um valor numérico que nos permite identificar o nível de escolaridade necessário para a compreensão plena desses documentos escritos. Os resultados obtidos, levam-nos a defender a necessidade de diminuir o grau de leiturabilidade da informação disponível naqueles locais, como forma de aumentar a facilidade de compreensão da informação por parte dos turistas que utilizam a internet.


ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS FRENTE À SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO URBANO E REGIONAL EM FRANCA E LIMEIRA, SP, BRASIL
Bruna, Gilda (gilda@mackenzie.br)
Righi, Roberto (robrighi@mackenzie.br)
Universidade Presbiteriana Mackenzie


O impacto da globalização vem ocorrendo no Brasil com novas formas de organização da produção, que paulatinamente formam arranjos produtivos locais, APL. Os APLs são aglomerações territoriais de empresas, que geram sinergia na cooperação e competição, exigindo outros níveis de sustentabil idade, em seus ecossistemas urbanos e regionais. No estado de São Paulo pode-se identificar 14 municípios com concentrações produtivas importantes, entre as quais merecem destaque Franca e Limeira. O trabalho aborda a contextualização socioeconômica da realidade local, destacando o processo produtivo influenciado pela globalização da economia, as características e interdependência entre produção local e regional que conformam o cenário do desenvolvimento econômico com sua localização produtiva e as questões de sustentabil idade.


O PLANEAMENTO REGIONAL E A PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO
Marques, João (jjmarques@ua.pt)
Batista, Paulo (pauloricardolb@ua.pt)
Castro, Eduardo (ecastro@ua.pt)
Universidade de Aveiro
Ramos, Pedro (pnramos@fe.uc.pt)
Universidade de Coimbra


A estreita ligação entre a capacidade inovativa e o contexto territorial confere uma importância acrescida à componente de inovação nos planos de ordenamento e desenvolvimento regional e à componente regional nos programas e planos de âmbito nacional que têm a inovação como objectivo fundamental. A qualidade destes planos depende em grande medida do desenvolvimento de metodologias de avaliação e do desenvolvimento de uma base de informação de apoio à decisão. Como alternativa às tradicionais colectâneas de dados pretende-se mostrar exemplos de modelos de avaliação de apoio às opções políticas de base territorial: i) a caracterização económica da Região Centro para o PROT e ii) um modelo de análise de impacto territorial de investimentos.

ABERABER APDR ABER RSAI