Programa/Program

 

SÁBADO 11.07.2009

SESSÃO PARALELA 30
14:00 – 15:40
SALA B202

 

CONTRIBUTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DO TURISMO UM EXEMPLO NA ÁREA DO RECREIO FLORESTAL
Oliveira, Fernanda
Inst. Polit. de Leiria
Pintassilgo, Pedro
Univ. do Algarve
Mendes, Maria – UTL
Silva, João
Univ. do Algarve


A abordagem sustentável do desenvolvimento do turismo tem congregado opiniões quanto ao presente e futuro do sector.
Neste campo a economia ambiental pode dar um importante contributo. Isto porque, para cada alternativa de utilização turística de um recurso ou território, permite avaliar economicamente os efeitos externos sobre o ambiente, identificar as causas socioeconómicas que os originaram e, por fim, identificar os instrumentos económicos que poderão reduzir ou reverter o processo e as dinâmicas que geram os efeitos negativos.
Nesta comunicação pretende-se exemplificar como as técnicas da economia ambiental poderão contribuir para identificar, num enquadramento florestal, as opções de recreio mais sustentáveis, assumindo-se assim como um instrumento de apoio à tomada de decisão.


A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: O CASO DE MONTALEGRE
Correia, Ricardo (ricardocorreia@ipb.pt)
Instituto Politécnico de Bragança
Brito, Carlos (cbrito@fep.up.pt)
Universidade do Porto


Neste artigo apresenta-se o caso de Montalegre, um concelho que soube criar atempadamente marcas com autenticidade e especializar-se na sua divulgação, o que lhe permite levar a cabo diversos certames que geram procura turística durante todo o ano. A feira de fumeiro de Montalegre que se afirma como uma das mais dinâmicas do país, ou o fenómeno das sextas- feiras 13 que consegue gerar uma grande procura turística na região, o congresso de medicina popular de Vilar de Perdizes que celebra já a sua vigésima quinta edição e o Eco-Museu do Barroso que funciona como agente dinamizador da região são analisados nesta comunicação. Da sua análise retiram-se ensinamentos que poderão ser úteis para a grande maioria dos municípios rurais que continuam a sub-aproveitar o potencial de riqueza que têm a seu dispor.


ÁREAS DE MONTANHA E TURISMO.  CONFLITOS E COMPLEMENTARIDADES NA APROPRIAÇÃO DO TERRITÓRIO
Fernandes, Gonçalo (goncalopoeta@ipg.pt)
UTC de Turismo e Lazer– ESTH/IPG


As montanhas constituem, pela diversidade de espaços, formas de ocupação e actividades produtivas, um território em reconstrução permanente, afectado pelas exigências da sociedade que as apropriam com distintos usos e funções. Os usos sociais e económicos destes espaços estão no presente fortemente associados às actividades de recreio e lazer, aportadas, preferencialmente, pelos grupos exógenos, face às possibilidades naturais e culturais oferecidas pelo meio. O propósito fundamental desta investigação consiste em analisar a desarticulação da estrutura produtiva e social das médias montanhas ibéricas e a sua revalorização como espaço de consumo e de novas afectações territoriais, com destaque para as actividades de turismo, tomando como objecto preferencial as serras da Cordilheira Central, que exigem uma política adequada de desenvolvimento.

ABERABER APDR ABER RSAI