Programa/Program

 

6.ª Feira 10.07.2009

SESSÃO PARALELA 8
14:00 – 15:40
Sala B102

 

O Alentejo no final e no pós 2013: contributo para um exercício prospectivo aplicado ao desenvolvimento regional
Santos, Marcos (mosantos@uevora.pt)
Baltazar, Maria (baltazar@uevora.pt)
Universidade de Évora

Na presente comunicação os autores apresentam os resultados duma pesquisa em que recorreram ao método Delphi, tendo aplicado a um painel composto por doze testemunhas privilegiadas, um inquérito através do qual procuraram obter respostas a várias questões sobre o Alentejo no final de 2013 e, sobre os desafios que provavelmente se vão colocar à região no ciclo 2014-2020.

Procura-se portanto com esta pesquisa trabalhar uma dupla vertente, que consiste em: i) mostrar o interesse do raciocínio prospectivo, neste caso aplicado a uma região e, ii) proporcionar uma base de reflexão sobre o quadro com que provavelmente se depararão os decisores políticos nacionais, regionais e locais, quadro esse que exigirá respostas à provável situação com que se podem vir a deparar, e que são susceptíveis de ser atempadamente preparadas


ÍNDICE DE INSERÇÃO REGIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Rolim, Cássio (cássio.rolim@ufpr.br)
Universidade Federal do Paraná

Na pesquisa desenvolvida em conjunto com a OCDE,(2006) uma das constatações gerais foi que em muitas Instituições de Ensino Superior (IES) havia uma forte resistência à interação com a região. Na discussão que se seguiu sobre a segunda etapa dos trabalhos, uma das propostas mais discutidas foi a construção de indicadores quantitativos do impacto regional das IES. Este trabalho é uma contribuição exploratória nessa direção testada com dados de IES brasileiras. O índice que se pretende construir irá considerar as várias dimensões do impacto de uma IES sobre a região em que ela está inserida. O IIR tem metodologia semelhante ao IDH variando entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1 maior será o grau de integração com a sua região de uma IES.


DISEÑO DE LOS INSTRUMENTOS DE PLANIFICACIÓN PARA LA DEFINICIÓN DEL TACORONTE DEL FUTURO
Guirao, Gines (gguirao@ull.es); Navarro, Manuel (mnavarro@ull.es); Rivero, Jose (jlrivero@ull.es); Hernandez, Jesus (jfhdez@ull.es); Macias, Antonio (amacias@ull.es); Legna, Carlos (clegna@ull.es); Corral, Serafin (scorral@ull.es) - Univ. de La Laguna

A continuación se discute el  análisis y diseño de las  tendencias generales presentes y futuras del municipio de Tacoronte (Tenerife, Islas Canarias) en el doble ámbito local e insular.
La estrategia planificada para el Municipio de Tacoronte comprende un conjunto de grandes cursos de acción o políticas públicas –que luego se desagregaron en acciones o medidas concretas- para que el municipio de Tacoronte fuera capaz de consolidar en el medio plazo un proceso permanente, que lograse tanto la mejora persistente de la calidad de vida de sus habitantes como el afianzamiento de su papel como proveedora de bienes y servicios a los habitantes, empresas y otras organizaciones –públicas y privadas de su entorno y de la isla de Tenerife en general.


Estratégias de Desenvolvimento dos Estabelecimentos Hoteleiros da Região de Turismo da Serra da Estrela: Aplicação da Metodologia dos Grupos Estratégicos
Estêvão, Cristina; Ferreira, João - Universidade da Beira Interior;
Braga, Vítor - Inst. Pol. do Porto

A Região de Turismo da Serra da Estrela dotada de impares condições paisagísticas, de recursos naturais únicos, repleta de cultura e historia, tornou-se uma região de lazer e de recreio muito apetecida. Esta investigação pretende analisar os tipos de estratégias adoptadas nesta região pelos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo e identificar a existência ou não de grupos que prosseguem estratégias similares – grupos estratégicos. Para alcançar tais objectivos desenvolveu-se um estudo empírico tendo por base as informações obtidas das análises estatísticas dos questionários realizados aos directores hoteleiros. Deste processo resultou que as empresas pertencentes ao sector hoteleiro à semelhança das empresas de outros sectores, consideram que a estratégia assume um papel determinante para o sucesso da sua actividade.


É A IMAGEM EMPRESARIAL DE CABO VERDE UM ESPELHO DO SEU POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL?
Lopes, Jorge (lopes@ipb.pt)
Balsa, Carlos (balsa@ipb.pt)
Nunes, Alcina (alcina@ipb.pt)
Instituto Politécnico de Bragança

O desenvolvimento sustentado de uma economia passa pela sua capacidade de atrair investimentos que, ao criarem empresas, geram emprego e riqueza. Recorrendo a indicadores internacionais de atractividade empresarial – que incluem indicadores de empreendedorismo, inovação, burocracia e corrupção e os tradicionais indicadores de crescimento e desenvolvimento económico – vai tentar perceber-se qual a relação entre a imagem empresarial que o mundo associa a Cabo Verde e o seu potencial de crescimento e desenvolvimento. Pretende-se, ainda, perceber como a imagem empresarial de Cabo Verde, no mundo, pode influenciar o sucesso das grandes opções estratégicas de desenvolvimento preconizadas para Cabo Verde e, em especial, a opção de promoção da capacidade empreendedora, da competitividade e do crescimento e do alargamento da actividade produtiva.

 

ABERABER APDR ABER RSAI