5º Workshop APDR - 08 de Fevereiro de 2010 - Coimbra

Universidade de Coimbra - Auditorio da faculdade de economia

Casos de Desenvolvimento Regional

Resumos: Encerrado

Aceitação dos Resumos* - 13 de Janeiro de 2010

*para Resumos submetidos até 30 de Dezembro de 2009 a aceitação será comunicada até ao dia 7 de Janeiro.

Regras para resumo: Serão aceites resumos em qualquer uma das seguintes línguas: português, espanhol, inglês e francês. O texto não pode ultrapassar os 3000 caracteres (incluindo espaços).

COMUNICAÇÕES: ENCERRADO

Temas - Casos de Desenvolvimento na Região:
Galiza; Norte; Centro; Lisboa e Vale do Tejo; Alentejo; Algarve; Madeira; Açores;Regiões da CPLP, e; Outras.

LIVRO COM CASOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
APELO A CONTRIBUIÇÕES
Braga, 24 de Dezembro de 2009

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR) decidiu publicar em 2010 um livro com casos de desenvolvimento regional. Será uma obra pedagógica, destinada essencialmente aos alunos de ensino superior do espaço lusófono, que visa estimular a aplicação do conhecimento a situações práticas através da metodologia de discussão de casos comum em programas académicos de gestão de empresas. Depois de ter lançado alguns livros de texto no mercado, pretende agora a APDR complementar a oferta de materiais de ensino com a disponibilização deste manual na área da economia e da política do desenvolvimento regional.
Esta iniciativa está aberta à contribuição voluntária de todas as pessoas que, pelos seus conhecimentos e experiência profissionais, se sintam em condições de escrever um caso com elevada qualidade e que respeite as orientações abaixo definidas. Espera-se encontrar sugestões válidas em diferentes domínios de actividade profissional, como o ensino superior, a consultoria, a dinamização ou liderança de processos de desenvolvimento económico de base territorial, a avaliação de políticas ou a própria decisão política. Os autores não necessitam ser sócios da APDR para submeter as suas propostas.
A fim de despoletar a produção de casos, a APDR vai realizar um seminário em Coimbra, no próximo dia 8 de Fevereiro. As inscrições estão abertas na página oficial do evento — V “Workshop” APDR. A data-limite para a submissão de comunicações (textos completos) é o dia 30 de Janeiro de 2010. Os casos a apresentar neste “workshop” alimentarão uma discussão sobre o formato da obra e os melhores serão posteriormente seleccionados para integrar o livro, sem prejuízo de afinações subsequentes ao seminário.
Eventuais pedidos de esclarecimento sobre a elaboração dos casos ou o seminário deverão ser dirigidos à APDR, através dos contactos indicados na página-e acima.

ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DOS CASOS

  1. Cada texto deverá permitir aplicar conhecimentos analíticos a situações concretas efectivamente vividas ou ficcionadas com realismo pelo autor (ligação da teoria à prática). Destina-se a ser utilizado em disciplinas do primeiro ou do segundo ciclo de estudos no ensino superior que tenham o desenvolvimento regional como objecto de análise.
  2. O caso a abordar, seja ele verdadeiro ou ficcionado, pode referir-se a qualquer tempo ou lugar. O autor tem a liberdade de escrever sobre situações de qualquer país ou qualquer época histórica, embora se espere encontrar no livro um conjunto significativo de realidades relevantes para compreender problemas existentes actualmente no mundo lusófono.
  3. A amplitude de temas de desenvolvimento regional a abarcar no livro é grande. São admissíveis casos sobre instrumentos de política lançados por governos centrais, regionais ou locais, experiências endógenas de dinamização económica, capacitação de agentes para o desenvolvimento, atracção de investimento exógeno, etc..
  4. Cada texto pode ser um artigo de imprensa ou de outra origem isento de ónus de reprodução, um artigo deste tipo modificado pelo autor do caso ou um texto propositadamente escrito ou adaptado pelo autor para este fim pedagógico.
  5. Cada texto deverá ter uma extensão entre os 10.000 e os 12.500 caracteres (excluindo espaços), entre 5 a 7 páginas na formatação final do livro.
  6. O estilo terá que ser muito agradável para o leitor. Desaconselham-se textos pesados, excessivamente densos ou conteúdos eminentemente de investigação. Encoraja-se fortemente a produção própria de histórias, seja de experiências verdadeiras vividas pelo autor ou por ele conhecidas ou histórias ficcionadas de propósito para o objectivo pedagógico do livro. Admite-se que, nalguns casos, um anterior trabalho de investigação ou consultoria ou apontamentos de aulas possam servir como ponto de partida para a redacção de um caso. Não esquecer nunca a finalidade pedagógica desta obra: ensinar. De preferência, divertindo.
  7. No final de cada texto deverá haver um conjunto de questões que possa induzir trabalho com os alunos, como discussão em sala de aula, ensaio individual ou tarefa de grupo (por exemplo, orientações para um trabalho de campo conexo com o tema do caso). Desejavelmente, cada caso deverá conter duas perguntas de resposta directa e três a cinco questões de resposta relativamente aberta.
  8. Após as perguntas, o autor poderá acrescentar as referências bibliográficas que considere úteis para os leitores que quiserem aprofundar o assunto abordado no caso.
  9. Cada autor deverá redigir sugestões de resposta às questões por si formuladas. Estas respostas sugeridas serão incluídas no próprio livro ou publicadas numa separata a facultar unicamente a docentes que adoptem a obra nas suas disciplinas.
  10. O texto, as perguntas e as respostas sugeridas deverão ser deliberadamente concebidos para permitir a aplicação de conhecimentos sobre modelos explicativos da realidade e técnicas de análise regional. Como sugestão, a redacção deverá conter uma ligação forte a um ou mais capítulos de um bom livro de texto de economia e política de desenvolvimento regional. Essa ligação pode mesmo ser evidenciada nas respostas sugeridas.
  11. As propostas a submeter à APDR para o V “Workshop” poderão ser redigidas em português ou inglês. Para mais tarde ficará a decisão sobre o idioma do livro, que será tomada tendo em conta vários factores, como a transportabilidade dos casos para universos diferentes do lusófono e a tecnologia de comercialização da obra.

O Coordenador do livro

Prof. Doutor Rui Nuno Baleiras
Universidade do Minho

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional
Email:
apdr@mail.telepac.pt
Internet: www.apdr.pt
Fax: (+351) 295 402 205

Rita Azevedo
Tel.: (+351) 926 475 188
E-mail: rita.azevedo@apdr.pt