Local: Escola Superior de Tecnologia de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu

Escola Superior de Tecnologia de Viseu - Portugal

À Escola Superior de Tecnologia (EST) cumpre formar, a nível superior, técnicos devidamente qualificados em sectores carecidos na sua área de influência e promover actividades de investigação e desenvolvimento, visando a ligação entre o ensino superior e as empresas, como forma de contributo para solucionar os problemas regionais.

A EST, situada no Campus Politécnico de Repeses, foi criada em 1979 e constitui parte integrante do Instituto Politécnico de Viseu.

Em 1987, a EST começou a funcionar com a abertura do primeiro curso, em Gestão e, desde então, foi integrando sucessivamente novos cursos vocacionados para as actividades produtivas com maior incidência na região, nomeadamente nas áreas das engenharias electrotécnica, mecânica, civil, ambiente, informática e no sector específico das madeiras.

Actualmente, a EST oferece 10 cursos diferentes entre as engenharias (civil, madeiras, electrotécnica, ambiente, sistemas e informática, mecânica e gestão industrial) e a área da Gestão (turismo, gestão de empresas, gestão comercial e da produção, contabilidade e administração). Em 2002/2003 estes cursos foram frequentados por 3177 alunos.

A EST tem também a seu cargo quatro cursos de formação pós-graduada (MBA, Mestrado em Engenharia de Materiais Lenho-Celulósicos, Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais e Doutoramento em Novas Tendências em Gestão de Empresas).

O corpo docente da EST é presentemente constituído por cerca de 200 elementos, em que mais de 80% detém cursos de pós-graduação já concluídos ou iniciados.

Escola Superior de Tecnologia de Viseu
Campus Politécnico de Repeses
3504-510 Viseu
Telefone: +351.232.480500
Fax: +351.232.424651
Internet: http://www.estv.ipv.pt/estv/home.asp


A CIDADE DE VISEU



ZOOM



O concelho de Viseu, com uma área de 507,1 Km2, é capital de distrito, e insere-se na Região Centro de Portugal, mais precisamente na sub-região de Dão-Lafões. O concelho é constituído por 34 freguesias das quais, 13 são Predominantemente Rurais (APR), 12 são Predominantemente Urbanas (APU) e 8 são Mediamente Urbanas (AMU).

A cidade de Viseu, hoje em dia, com cerca de 50.000 habitantes, tem uma posição quase central em relação ao Distrito e ao Município localizando-se no designado "Planalto de Viseu". É envolvida por um sistema montanhoso constituído a norte pelas Serras de Leomil, Montemuro e Lapa, a noroeste a Serra do Arado, a sul e sudoeste as Serras da Estrela e Lousã, e a oeste a Serra que mais directamente influencia esta área, a do Caramulo. As altitudes nesta região são bastante irregulares estando compreendidas entre os 400 e os 700 metros.

"Antiqua et Nobilissima", Viseu é uma região com milhões de anos de história muito rica no seu património natural, arquitectónico e cultural.

Nesta região estanciaram os homens das idades remotas da pré-história e conviveram celtas e lusitanos, assim como se fixaram os romanos e passaram os povos invasores suevos, godos e muçulmanos.

A Sé Catedral é, provavelmente, o monumento mais conhecido de Viseu, graças à sua imponência e à sua localização, no topo do Centro Histórico, de onde é bem visível a partir do Norte e Este da cidade.

A região está prenhe de tradições populares desde a produção e comércio de artesanato que inclui cestaria de verga e vime e renda de bilros, à sua gastronomia tradicional. Os vinhos da região do Dão são também muito apreciados dentro e fora do país.

Todas as terças-feiras, a cidade fervilha com o mercado, mas em Setembro a feira prolonga-se por todo o mês e atrai milhares de visitantes.
Internet: www.cm-viseu.pt ; www.portalviseu.com