ACTUALIZAÇÃO: Programa Final ONLINE!!!     AVISO: Efectue a sua reserva de voo e estadia o mais rapidamente possível.
Universidade dos Açores – Departamento de Ciências Agrárias

O Departamento de Ciências Agrárias (DCA) é uma unidade orgânica da Universidade dos Açores (UAç), vocacionado para a formação, investigação e prestação de serviços nas áreas de: Agricultura (Pastagens, Horticultura, Fruticultura); Solos e Fertilidade; Protecção de Plantas; Química e Microbiologia das Águas; Enologia; Ecologia e Conservação da Natureza; Biologia Agrícola; Química e Física da Atmosfera; Economia Agrária e Gestão de Empresas Agrícolas; Tecnologia Agro-Alimentar; Climatologia; Hidrologia e Recursos Hídricos; Ambiente (Ordenamento do Território, Saneamento Básico, Diagnóstico e Auditorias Ambientais, Estudos de Impacte Ambiental); Engenharia Rural; Oceanografia Física; Biotecnologia Agrícola e Animal; Produção Animal (Nutrição, Alimentação, Reprodução e Maneio).

Desde a sua fundação, o DCA tem mantido relações privilegiadas com Departamentos congéneres de outras Universidades e Centros de Investigação nacionais e internacionais, quer ao nível de ensino, quer ao nível de investigação.
As ligações do DCA da UAç com Universidades e Instituições nacionais e estrangeiras permitiu-lhe formar o seu quadro docente e de investigação, ao nível de provas de APCC, Mestrado e Doutoramento, para além de proporcionar parcerias importantes no desenvolvimento de projectos de investigação, quer regionais, quer nacionais, quer ainda comunitários ou extra-comunitários.
www.dca.uac.pt


Açores – Ilha Terceira

Constituído por nove torrões vulcânicos dispersos no meio do Atlântico Norte, distando cerca de 1.500 Kms da Costa Ocidental Europeia e a aproximadamente 3.900 Kms do Continente Norte Americano, o Arquipélago dos Açores estende-se por uma faixa, orientada no sentido Sudeste-Noroeste.

A mais populosa ilha do grupo central do Arquipélago dos Açores é a Ilha Terceira. Esta Ilha tem uma superfície de aproximadamente 400 Kms2, tendo de comprimento e largura máximos de 29 Kms e 17,5 Kms, respectivamente. A Ilha alicerça-se sobre três grandes maciços estruturais, constituídos: pelos estracto-vulcões dos Cinco Picos a leste, pelo maciço Guilherme Moniz - Pico Alto no centro e Santa Bárbara a oeste.

O concelho de Angra ocupa cerca de 60% da área total da Ilha, sendo constituído por 19 freguesias, 5 das quais compõem a sede do Concelho, sendo as restantes 14 freguesias rurais. De origem vulcânica a sua paisagem apresenta-se com características próprias, testemunha das várias erupções que foram desenhando o seu terreno acidentado, com colinas e crateras. A sua vegetação é luxuriante, com uma flora rica e diversificada na qual se inclui muitas plantas endémicas. A sua paisagem rural é marcada pela actividade agrícola, desenhada por campos e pastagens verdejantes.

O clima na Terceira é oceânico, de fraca amplitude térmica e elevada humidade e precipitação. A temperatura é amena durante todo o ano.
http://www.visitazores.org


Angra do Heroísmo

Situada na costa sul da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo é sede de um destacamento militar e ainda residência de um bispo da Igreja Católica. Os seus edifícios principais são a Catedral, a Academia Militar, o Arsenal e o Observatório. O porto, agora de reduzida importância comercial ou estratégica, foi já um importante posto naval de visita obrigatória nas viagens pelo Oceano Atlântico.
Angra do Heroísmo tem a sul e sudoeste o promontório do Monte Brasil, resto de uma antiga caldeira vulcânica.

Angra do Heroísmo foi a primeira localidade dos Açores a ser elevada a cidade em 1534, sendo no mesmo ano escolhida pelo Papa Paulo III para sede do Bispado. Só no Século XIX se passou a denominar “do Heroísmo” devido ao seu Contributo nas lutas liberais.

Resistiu ao passar dos anos, dos conflitos, dos ataques da natureza, mormente pelo grande sismo de 1980, mantendo a traça da sua planta do século XV e a arquitectura dos seus monumentos e edifícios. Esta cidade de traçado renascentista, autêntico monumento de cunho senhorial vê reconhecido o seu valor pela UNESCO, em 1983, como Cidade do Património Mundial.

Angra do Heroísmo é uma cidade histórica e tradicionalmente rica em expressões culturais, desde as eruditas às de cariz popular, que têm como palco um rico património arquitectónico e histórico entre os seus espaços privilegiados. Para um apaixonado pelo património arquitectónico, Angra do Heroísmo, Património Mundial, oferece as suas múltiplas riquezas, quer ao nível da arquitectura militar, quer ao nível da arquitectura religiosa e civil: fortalezas, palácios, igrejas, ermidas, bibliotecas, museus, jardins, monumentos, quintas e solares, miradouros etc., que merecem bem mais do que uma só visita.

De realçar ainda a tradição tauromáquica desta Ilha, manifestada pela paixão quer pelas Touradas de Praça, quer pelas típicas Touradas à corda Terceirenses, quer ainda pelas tradicionais esperas de gado. Angra do Heroísmo possui a única Praça de Touros da Região, onde anualmente tem lugar uma feira taurina de projecção internacional, normalmente por altura das Festas da cidade, as Sanjoaninas (Junho).


  • Como chegar?

O transporte aéreo é o meio mais usual de transporte para chegar aos Açores. Existem ligações aéreas regulares (cerca de 2 horas de voo) entre Lisboa e três aeroportos dos Açores: Lajes (ilha Terceira), Ponta Delgada (ilha de São Miguel) e Horta (ilha do Faial).

Ponta Delgada tem, também, ligações regulares com o Funchal (Madeira), Estados Unidos e Canadá. Voos charter ligam o norte da Europa, Estados Unidos e Canadá ao aeroporto das Lajes e Ponta Delgada.

Durante todo o ano a ligação inter-ilhas é efectuada por uma operadora regional SATA – Air Açores. As ilhas do Faial, Pico e São Jorge têm ligações regulares por via marítima durante todo o ano através da Transmaçor e Expresso do Triângulo.



  • Fuso horário

Nos Açores a é uma hora mais cedo que no Continente.



  • Visto

Para visitar os Açores (território português) os visitantes da Comunidade Europeia e Suiça apenas necessitam de apresentar o Bilhete de Identidade. Os residentes nos restantes países necessitam de passaporte e, em alguns casos, de visto.



  • Língua

O idioma falado é o português, notando-se um diferente sotaque de ilha para ilha. Os açorianos dominam relativamente bem o inglês.



  • Moeda

A moeda corrente, tal como na restante Comunidade Europeia, é o Euro.



  • Locais a Visitar

Angra do Heroísmo – cidade de cunho senhorial, cujo traçado urbanístico provém do séc. XVI e o casario dos sécs. XVII e XVIII, a capital da ilha Terceira foi durante mais de três séculos o ponto de cruzamento entre a Europa, a África e as Américas, devido à situação que ocupava no centro da Rota dos Sargaços. Por isso, Angra do Heroísmo, que já era monumento regional, foi declarada em 1983 pela Unesco “património histórico mundial “, o que dá bem a medida da importância do seu valor histórico cultural. São vários os monumentos com interesse para se visitar entre eles a Sé Catedral, o Palácio dos Capitães-Generais, o Castelo de São João Baptista, o Castelo de São Sebastião, os Paços do Concelho, o Convento e Igreja de São Francisco, Alto da Memória, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja de S. Mateus, Forte Grande e Forte do Negrito, Igreja de São Gonçalo, Igreja da Misericórdia, Igreja de Santa Bárbara, Palácio Bettencourt, Solar da Madre de Deus.

O Monte Brasil, paisagem protegida, em Angra do Heroísmo, proporciona uma das mais belas paisagens da ilha Terceira.

A Mata da Serreta, a oeste, possuindo vegetação exuberante, oferece um ambiente de grande serenidade e possibilita magníficas paisagens do miradouro do Peneireiro.

A Estrada das Doze Ribeiras, orlada por hortênsias, através da encosta da Serra de Santa Bárbara, possibilita um dos panoramas mais bonitos sobre o oeste da ilha.

A Caldeira de Guilherme Moniz, com um perímetro de 15 km, é a maior do arquipélago.

O Algar do Carvão, considerado reserva natural geológica, formado por grutas com cerca de 100m de profundidade, onde se podem ver majestosas estalactites e uma lagoa interior, estimula a curiosidade dos espeleólogos. Nas proximidades deste as Furnas do Enxofre, com as suas fumarolas, e ainda, as Grutas dos Balcões, Agulhas e Natal ou a Furna da Água são também um convite à descoberta das profundezas da ilha. Recomenda-se a utilização de um guia e de equipamento apropriado.

A Serra do Cume, com 545m de altitude, proporciona as mais completas panorâmicas do concelho da Praia da Vitória. De um lado a baía da Praia da Vitória e a planície das Lajes, do outro a vasta aérea do interior da ilha com os seus típicos “cerrados”, separados pelos seus negros muros e pelo azul das hortênsias.

O Ilhéu das Cabras, situado próximo da costa sul da Terceira, é um conjunto de dois rochedos de tufo vulcânico com altas falésias cobertas por vegetação herbácea. Este local é uma importante zona de nidificação de aves marinhas.

O Miradouro do Facho, constitui uma autêntica “varanda da cidade”, donde se aprecia o extenso areal ao longo da baía da Praia da Vitória, assim como toda a azáfama em redor dos portos de pesca e oceânico.

O local das Alagoas, situado na freguesia da Agualva, é um sítio de paisagem protegida, rico em vegetação endémica. Este local é muito conhecido e apreciado pelos amantes da pesca de calhau, é no entanto, a cultura do inhame que melhor o divulga.

A subida ao Pico Alto, constitui um óptimo desafio para os amantes do passeio a pé. Neste pico pode-se desfrutar de uma óptima panorâmica sobre o “manto” de vegetação que constitui o interior da ilha e do Ramo Grande.

Os Picos da Bagacina e do Cabrito, regiões de lava, que assumiram aspectos interessantes, e onde são feitas as criações de gado bravo.

Os Biscoitos, formações vulcânicas singulares na costa norte, resultantes de antigas erupções, onde se localizam as famosas vinhas dispostas caracteristicamente em curraletas.

A Lagoa do Negro e as Lagoas do Pico do Boi merecem igualmente ser visitadas.

Impérios do Espírito Santo – estes pequenos teatros construídos em honra do Espírito Santo estão espalhados por toda a ilha. Com as suas formas fantasiosas e cores garridas, constituem uma das formas mais interessantes da Arquitectura Popular Açoriana.



  • Museus e Bibliotecas

- Museu de Angra do Heroísmo - instalado no antigo Convento de São Francisco, alberga a principal unidade museológica da ilha Terceira.

- Museu Vulcanoespeleológico - reúne uma interessante colecção de materiais vulcânicos recolhidos pela Sociedade de Exploração Espeleológica “os Montanheiros”, durante as suas explorações em grutas e túneis vulcânicos.

- Museu do Vinho dos Biscoitos

- Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo - sendo uma das melhores bibliotecas do nosso país, possui um valioso património.



  • Festas
  • Sanjoaninas-24 de Junho
  • Touradas à Corda de Maio até Outubro (todos os Domingos e Segundas-feiras)
  • Festival de Música de Jazz de Angra do Heroísmo-Outubro
  • Festival do Ramo Grande na Praia da Vitória-Música tradicional



  • Desporto e Lazer

- Praias e piscinas naturais, de águas límpidas e de paisagem envolvente de grande beleza, convidam à natação. Destacamos as zonas balneares do Areal da Praia da Vitória, dos Biscoitos, do Porto Martins, das Escaleiras(Vila Nova), das Quatro Ribeiras, do Porto das Cinco Ribeiras, da Silveira e do Negrito em S. Mateus.

- As Marinas de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, colocam a Terceira na rota do iatismo atlântico

- Pesca desportiva, rodeada de um mar rico em peixe, a Terceira oferece ao pescador desportivo a oportunidade de importantes capturas. Os melhores pesqueiros situam-se na Silveira, S. Mateus, Pesqueiro, Biscoitos, Porto Martins, Porto Novo e Porto Judeu.

- Mergulho, para os apaixonados da observação submarina, no litoral da ilha encontram-se várias zonas onde se pode praticar.

- Pesca submarina

- Desportos Náuticos, as baías de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória oferecem óptimas condições para a prática de vela, remo, windsurf e esqui aquático.

- Caça, para os amantes da caça, a região do Pico Alto é um verdadeiro paraíso.

- Trilhos da Natureza (passeios a pé na ilha), 2 Trilhos certificados pelo Turismo ,nomeadamente , Monte Brasil e Pico do Negrão na Serreta.

- Passeios a cavalo

- Golfe, na zona do Algar do Carvão, um campo com 18 buracos, que se desenvolve ao longo de verdejantes colinas, apoiado por confortáveis instalações convida a prática do golfe.

- Ténis

- Espeleologia, os amantes da espeleologia encontram na Terceira um sistema de grutas e furnas que, devidamente acompanhados de guia e equipamento próprio, permitem mergulhar nas entranhas da terra e desvendar o mistério da formação vulcânica da ilha.



  • Artesanato
  • Bordados em linho
  • Trabalhos em Tear (mantas, saias, aventais, colchas, etc)
  • Trabalhos em lã
  • Cestos em Vimes
  • Olaria não vidrada
  • Trabalhos em Madeira de Cedro da Ilha ( Mobiliário, etc)



  • Gastronomia

Pratos típicos – Apresentam uma grande variedade, destacando-se: a sopa do Espírito Santo, caldeirada de peixe com maçãs, alcatra ( que ganhou o primeiro prémio nacional de pratos regionais), morcela, sarapatel, polvo, e coelho de molho vilão.

Mariscos – Lagostas, cavacos, caranguejos, cracas e lapas, cozinhados segundo receitas tradicionais.

Doçaria – A cozinha terceirense mostra os seus primores na doçaria, com mais de duzentas receitas; destacam-se aqui a massa sovada, os confeitos, os coscorões, as donas amélias e o alfenim.

Queijos – O queijo de cabra fresco e o queijo da ilha são complementos apreciados da refeição.

Vinhos – O “Verdelho dos Biscoitos” é a casta predominante na freguesia dos Biscoitos, responsável pelos vinhos tipo mesa e do tipo aperitivo, Vinho Licoroso de Qualidade Produzido em Região Determinada ( V.L.Q.P.R.D ).



Restaurante
Especialidades
Adega Lusitânia - Angra do Heroísmo cozinha regional
Restaurante Casa da Roda - Angra do Heroísmo -
Restaurante As Nossas Ilhas - Angra do Heroísmo mariscos, peixe fresco, cozinha regional
Restaurante Adega de S. Mateus -S. Mateus da Calheta peixe fresco
Restaurante Beira Mar - S.Mateus da Calheta peixe fresco, cozinha regional
Restaurante Miramar - Praia da Vitória bifes, alcatra regional
Restaurante Xisa Mar - Praia da Vitória bifes, alcatra regional