ACTUALIZAÇÃO: Programa Final ONLINE!!!     AVISO: Efectue a sua reserva de voo e estadia o mais rapidamente possível.
Programa

PROGRAMA FINAL

PROGRAMA FINAL

Dia 5, Quinta-Feira
11h 00 – 11h 30 Abertura Oficial

11h 30 – 13h 30 Sessão Plenária I
“O futuro das políticas de desenvolvimento regional e de coesão na Europa”
(com o alto patrocínio da Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional)

13h 30 – 15h 00 Almoço
15h 15 – 17h 00 Sessões Paralelas
17h 30 – 19h 30 Sessões Paralelas
19h 30 – 20h 20 Assembleia Geral
Dia 6, Sexta-Feira
08h 45 – 10h 30 Sessões Paralelas
10h 45 – 12h 15 Mesa Redonda
"Cooperação entre a Europa e os Países Lusófonos"

12h 15 – 13h 30 Sessão Plenária II
13h 30 – 14h 30 Almoço
14h 45 – 16h 30 Sessões Paralelas
16h 45 – 18h 30 Sessões Paralelas
18h 45 – 20h 30 Sessões Paralelas
21h 15 – 23h 30 Jantar de Encerramento
Dia 7, Sábado
09h 00 – 19h 00 Excursão Técnica



« Excursão Técnica »

Haverá dois programas ALTERNATIVOS para a excursão técnica de dia 7 de Julho. O primeiro está incluído no valor da inscrição do Congresso e o segundo implica um pagamento adicional.

Em caso de dúvidas, por favor contacte o secretariado (Rita Costa ou Filipa Amorim: Tel.: (+351) 239 836 068 ou E-mail apdr@mail.telepac.pt).

1 - EXCURSÃO TERCEIRA



Excursão incluída no valor da inscrição do participante e do acompanhante.
Aconselha-se a utilização de calçado confortável para a caminhada (opcional), protector solar e uma garrafa de água por pessoa.


Programa:

Saída da cidade de Angra Heroísmo em direcção ao Monte Brasil, situado no ponto extremo da cidade, seguindo para o lado Este da Ilha, poderemos visitar o Castelo de S. João Baptista. A direcção a seguir é a de São Mateus onde o participante poderá ver o Porto de São Mateus e, um pouco depois, a Fábrica de Queijo das Cinco Ribeiras e a zona balnear do Negrito. No percurso que segue em direcção aos Biscoitos, o participante passará pelas Doze Ribeiras, pela Serreta (onde existe um bonito Parque Florestal) Raminho e Altares, onde o almoço terá lugar num restaurante.
Após almoço a visita proposta é ao Museu do Vinho e à zona balnear nos Biscoitos.
Seguindo na estrada para a zona mais para o interior da Ilha, visitaremos os Mistérios Negros, a Lagoa das Patas, o Algar do Carvão e as Furnas do Enxofre (onde está situado o “coração” da ilha) e ainda os Tentaderos (que na época do Verão poderemos ter a oportunidade de ver uma Tenta). É nesta altura que o participante é convidado a realizar um passeio pedestre (opcional) que será acompanhada por membros da equipa de Gestão e Conservação da Natureza da Universidade dos Açores. Caso o participante não pretenda efectuar o passeio pedestre poderá visitar mais prolongadamente a zona e/ou deixar-se ficar a usufruir da paisagem. A Excursão terminará com o regresso a Angra do Heroísmo.

2 - EXCURSÃO S. JORGE



Excursão não incluída no valor da inscrição para participante e ou no valor de inscrição como acompanhante.

Para esta excursão será necessário inscrição prévia junto do secretariado (Rita Costa ou Filipa Amorim: Tel.: (+351) 239 836 068 ou E-mail apdr@mail.telepac.pt).

O valor da inscrição para esta excursão é de 40 €.

O número de inscrições é limitado e a selecção efectuada por ordem cronológica de inscrição.

Trata-se de um Programa aventura.

A realização desta excursão está sujeita às boas condições meteorológicas.
Aconselha-se a utilização de calçado confortável para a caminhada (opcional), protector solar e uma garrafa de água por pessoa.



Programa:

O Programa terá início às 8h00, com saída prevista da Ilha Terceira para Ilha de S. Jorge, em barco semi-rígido. A viagem durará cerca de 1h30 a 2h com chegada prevista ao Topo (S. Jorge) pelas 11h onde haverá transporte para o local do início do primeiro trilho (1 hora) na Fajã da Caldeira. Aí o participante terá algum tempo para comer a sua merenda, pois ainda haverá algum gasto de energias até ao almoço. Depois da paragem, segue-se uma nova caminhada (2 horas) até à Fajã dos Cubres onde será servido então o almoço, cerca das 15 horas. Depois de almoço é a hora do regresso. Na Calheta estarão de novo os barcos semi-rígidos que rumarão até à Ilha Terceira (Angra do Heroísmo) onde se prevê a chegada por volta das 19h30.

« Recepção dos participantes »

A recepção ao participante terá lugar a partir das 12h30 junto do secretariado que se encontra no Pólo da Universidade dos Açores - Pico da Urze onde decorrerão os trabalhos a partir da tarde de dia 5 e no dia 6 de Julho.


« Abertura Oficial »

A abertura dos trabalhos terá lugar no Centro Cultural de Angra do Heroísmo, a partir das 11h da manhã, com a presença prevista do Senhor Secretário do Desenvolvimento Regional.

« Sessão Plenária I »

A Sessão Plenária I conta com o Alto Patrocínio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, subordinada ao tema “O futuro das políticas de desenvolvimento regional e de coesão na Europa”. Esta decorrerá no Centro Cultural de Angra do Heroísmo e é uma sessão aberta ao público interessado.


« Almoço »

Os almoços decorrerão no Pólo da Universidade dos Açores - Pico da Urze onde decorrerão os trabalhos a partir da tarde de dia 5 e no dia 6 de Julho.


« Assembleia-Geral »

A Assembleia Geral destina-se apenas aos sócios da APDR.

« Sessão Plenária II »

A Sessão Plenária II é subordinada ao tema geral do Congresso « Recriar e valorizar os territórios» e conta com a participação de académicos internacionais de renome nesta área da Ciência Regional.

« Mesa redonda »

A Mesa Redonda é subordinada ao tema geral do Congresso «Recriar e valorizar os territórios», reflectindo em particular a temática da "Cooperação entre a Europa e os Países Lusófonos".

« Jantar de Encerramento »

O Jantar de Encerramento terá lugar no Hotel Caracol.