Titulo:

Configuração de um Modelo de Avaliação do Desenvolvimento Sustentável para Zona Costeira Portuguesa
Tema: Gestão e Conservação da Natureza
Data: 6ª, 14h45-16h30
Autor: Fátima Lopes Alves

Um dos desafios que se coloca actualmente, em matéria de gestão das zonas costeiras, está relacionado com o processo de avaliação, monitorização e acompanhamento do desenvolvimento destes territórios complexos. Este trabalho destaca a necessidade de criação de instrumentos de monitorização e acompanhamento que apoiem, de modo sistemático e contínuo, o processo de tomada de decisão.

A discussão centra-se sobretudo, no estudo de caso da Região Centro, área particularmente sujeita a processos severos de erosão costeira e de pressão urbano-turística, permitindo demonstrar que um modelo de avaliação e monitorização da zona costeira (ambiente terrestre e marítimo) deverá ter, na sua génese, a criação de unidades regionais de observação contínua do seu desenvolvimento apoiado em centros de I&D já existentes, em Portugal.

Assume-se que a proposta de configuração de um Modelo de Avaliação do Desenvolvimento Sustentável para a zona costeira nacional, não assenta no pressuposto de que este é o melhor caminho para gerir o território costeiro, mas sim, de que este constitui um instrumento útil para a o seu ordenamento e gestão.